UFMT Araguaia realizou ontem palestra sobre autismo

A palestra aconteceu no Espaço Multiuso II do Campus Araguaia da UFMT (Foto: Letícia Baialardi).

por Rayssa Adorno Lande


A Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT realizou ontem, dia 12, às 19h30, evento intitulado “O que é autismo?”, na unidade de Barra do Garças (MT) do Campus Araguaia. 

Organizado pelo Grupo Mundo Azul, o evento teve o apoio do Curso de Letras da UFMT Araguaia. O objetivo foi promover a discussão sobre o tema a fim de auxiliar os profissionais da educação e da saúde e, concomitantemente, apontar possibilidades para a minimização do preconceito.

Segundo a professora Lennie Bertoque, é importante trazer esse tema para o curso de Letras, porque permite aos alunos se familiarizarem com os conhecimentos da área de biolinguística. 

Para ela, o professor tem que saber como acontece o processo de aquisição de linguagem e conhecimento, como funciona o cérebro diante esse processo. “Durante as fases iniciais, os professores pedagogos têm maior cuidado e atenção com o autismo, déficit de escrita, dislexia, porém quando essas crianças chegam no 5° em diante, os professores com licenciatura não estão preparados para atender esses adolescentes”, ela explica.

Lennie sintetiza a contribuição do evento: “A discussão desses assuntos na licenciatura e essas palestras com procuradores, neurologistas, psicólogos são fundamentais para os futuros professores saberem atender às diversas necessidades desses jovens”.

Esas foi o primeiro de três Encontros. A próxima temática é a Síndrome de Down e, posteriormente, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Acompanhe no blog FocAia o anúncio do cronograma dos eventos.