População carente de Aragarças contará com Assistência Jurídica gratuita

Por Lázzaro Gomes – Departamento de Comunicação e Marketing



A Faculdade Cathedral, por meio do Curso de Direito, firmou convênio com a Diretoria do Foro da Comarca de Aragarças, Promotoria de Justiça e Prefeitura Municipal, para efetivação de Assistência Judiciária gratuita. A parceria visa o atendimento jurídico à população carente da cidade, com atuação de acadêmicos estagiários originários do Curso de Direito da Faculdade Cathedral.
A parceria foi oficialmente estabelecida nesta segunda-feira (7), no Fórum da Comarca. A solenidade contou com a participação do Juiz Substituto, Dr. Bruno Leopoldo Borges, das Promotoras de Justiça, Dra. Ana Carla Dias Lucas Mascarenhas e Dra. Wânia Marçal de Medeiros, dos Representantes da Prefeitura Municipal, o Vereador Celso Barros Câmara, o Advogado, Dr. Nelson José Bratti (responsável por orientar e supervisionar o atendimento dos estagiários) e da sua Assessora, a Advogada egressa da Faculdade Cathedral, Dra. Maria Hercilina Vieira, do Coordenador do Curso de Direito, Prof. Ronny César Camilo Mota e dos estagiários que prestarão atendimento jurídico gratuito à população carente de Aragarças.
O Juiz Substituto, Dr. Bruno Leopoldo Borges, falou sobre a importância desta iniciativa: “atualmente a Comarca não possui ninguém que exerça o importante papel de atuar na Defensoria Pública. Com a parceria da Faculdade Cathedral, juntamente com a Prefeitura de Aragarças, teremos a possibilidade de levar justiça aos que dela precisam”, comentou.
O Vereador Celso Barros Câmara, representante da Prefeitura Municipal de Aragarças, falou sobre este importante momento para a história do município: “esta Defensoria era um compromisso de campanha do Prefeito Aurélio Mendes e terá um papel preponderante na defesa dos interesses da população”, afirmou.
O acesso à justiça é um direito fundamental que não se limita apenas ao acesso ao Judiciário e suas instituições, mas à promoção de uma ordem jurídica criadora de sentenças individuais e socialmente justas. “Esta iniciativa é fruto da união de esforços para atender a população carente de Aragarças, que necessita de assistência jurídica, de amparo. A Constituição assegura que todos tenham acesso ao Poder Judiciário, e isso, de fato, não tem ocorrido. O objetivo é suprir esta necessidade”, destacou a Promotora, Dra. Ana Carla Dias Lucas Mascarenhas.
A acadêmica do 7º período do Curso de Direito da Faculdade Cathedral, Vanisse Monteiro Campos, será uma das estagiárias voluntárias da Assessoria Jurídica. Presente na solenidade, ela avaliou: “esta iniciativa é de extrema importância, sobretudo, para os moradores e para nós, acadêmicos. Sinto-me lisonjeada pela oportunidade única de aliar teoria à prática e, além disso, exercer a função principal do Direito, a de satisfazer os anseios sociais”.

Segundo o Coordenador do Curso de Direito, o Professor Ronny César Camilo Mota, a Instituição participará do Projeto com a cessão de seis estagiários do Curso para atendimento diário, no período vespertino. O atendimento será voluntário e funcionará das 13h às 17h. Sobre a importância do estágio, o Coordenador afirmou: “desse modo, o estágio irá favorecê-los no entendimento dos preceitos que estão sendo ensinados na Faculdade e, além disso, lhes darão a real dimensão da função social da sua futura profissão”. Os estagiários começarão a atuar efetivamente, nesta quarta-feira, 09/04, a partir das 13 horas, no Fórum da Comarca de Aragarças.