Holandês leiloa “alma digital’ por US$ 350 contra falta de privacidade



by Bianca Orrico
Um holandês decidiu realizar um leilão bastante inusitado na última semana.  De acordo com informações do UOL, Shawn Buckles criou um site de leilão on-line com o objetivo de colocar todos os seus dados digitais à venda. Os dados se referem a arquivos como e-mails, calendário pessoal, conversas em redes sociais, preferências de consumo, histórico do navegador, e outros dados pessoais coletados em serviços de Internet.
O principal intuito de Buckles foi criticar a falta de privacidade na rede, além de incentivar uma reflexão sobre a facilidade com que os usuários fornecem seus dados a serviços como o Facebook e Google. Para ele, "as pessoas parecem não entender que a privacidade é necessária para desenvolver o caráter individual e a ética".
Pensando nesta questão, o Marco Civil buscou inserir como um dos princípios a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações. Os provedores não poderão fornecer a terceiros as informações de acesso, a não ser que haja consentimento dos usuários. Além disso, registros em sites de buscas e-mails, dentre outros dados, só poderão permanecer armazenados por um período de seis meses.
Após ter recebido 53 ofertas, a “alma digital” de Buckles foi adquirida pelo site de tecnologia "The Next Web", que irá utilizar estes dados para apresentar problemas relacionados à privacidade em uma conferência. O dinheiro arrecadado com o leilão será doado para a organização de direitos digitais Bits for Freedom.
No link a seguir, existem todas as informações que foram leiloadas, bem como a explicação de Buckles sobre o leilão:http://shawnbuckles.nl/dataforsale/

Fonte: Gits