No dia 11 de abril, o professor Alfredo Costa, do curso de Jornalismo do Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vai apresentar, no Congresso da LUSOCOM (Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação), na Universidade de Vigo, na cidade de Pontevedra, Espanha, o trabalho intitulado O grand-monde da blogosfera como fator de infoxicação na prática e no ensino de jornalismo. O artigo foi escrito em co-autoria com Gibran Lachowiski,  professor de jornalismo da Universidade do Estado de Mato-Grosso (Campus Alto Araguaia).

O professor Alfredo Costa também é membro do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Ciberjor-UFMS), na linha de pesquisa Ensino de Jornalismo.

O congresso acontecerá nos dias 10 e 11 de abril e tem por tema Marca-territorio: a construción da(s) identidade(s) através da comunicación. O evento reúne estudantes, pesquisadores e professores de Comunicação da Espanha e de todos os países lusófonos.

Resumo do trabalho: Este artigo busca compreender alterações e rupturas propiciadas pelas transformações culturais que emergem dos atuais comportamentos mutantes decorrentes das interações sociais mediadas pela internet, que envolvem efeitos diretos sobre aspectos técnicos, comportamentais e metodológicos do ensino de Ciberjornalismo nos cursos de Comunicação. Com esse objetivo, analisa o uso sistemático de ferramentas como redes sociais, blogs e podcasts como fatores de estresse no ambiente acadêmico, causado pela sobrecarga informativa (chamada de “infoxicação”) em função da necessidade de hiperconectividade e pela sensação de estar sempre desatualizado.

1 comentários:

Ronaldo Couto disse...

Parabéns professor Alfredo Costa você é um exemplo para UFMT por sua dedicação a pesquisa e ao ensino. O campus do Araguaia está orgulho de você!!!

Postar um comentário

Comente esta postagem.