II Simpósio de Jornalismo e Direito: povos indígenas são tema de debate na segunda noite

Simpósio de Jornalismo e Direito 2013

“Povos indígenas: identidade, mídia e direito” foi o tema da segunda noite, quarta-feira (28), do Simpósio de Jornalismo e Direito, na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Para falar sobre o tema foram convidados como conferencistas o líder indígena xavante, Cristóvão Tserero’odi Tsõrõpré, a jornalista da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Andreia Fanzeres e o professor mestre da UFMT/CUA, João Paulo Miranda. 

A mediação foi realizada pelo procurador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Barra do Garças, doutor Rogério Vieira Rodrigues. Aplaudido pelos participantes durante a sua fala, o líder e professor xavante, Cristóvão Tsõrõpré, explanou sobre o valor sentimental que a terra tem para o povo indígena e sobre a importância da luta indígena pelos seus direitos. Salientou ainda a falta de compreensão e conhecimento por parte dos não-índios sobre a identidade e a cultura indígena. “Conhecendo a cultura do outro, a gente a aceita e respeita as práticas culturais”, disse ele. A jornalista Andreia Fanzeres iniciou a sua apresentação com um vídeo, produzido e editado por índios xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé para a Rio + 20, em junho de 2012, com o intuito de dar visibilidade à luta por terras pertencente a eles que estavam sob o poder de posseiros. 

Andreia também expôs sua análise sobre o trabalho da imprensa na cobertura da desocupação das terras da região de Suiá Missú, evidenciando a limitação por parte da maioria dos jornalistas e meios de comunicação na cobertura junto aos povos indígenas. O mestre João Paulo Miranda discutiu sobre a importância do bem ambiental e o acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (acordo TRIP’s). Como encerramento, João Paulo apresentou exemplos do apropriamento por parte dos não-índios dos conhecimentos, dos recursos naturais e do ambiente (a terra) onde os indígenas vivem. 

Durante a tarde de quarta-feira, teve início as apresentações orais de trabalhos científicos, submetidos no evento por professores, profissionais da área e acadêmicos, promovendo discussões e debates entre os participantes. As apresentações continuarão durante a tarde de quinta-feira (29), começando às 18h. Nesta quinta-feira (29), terceiro dia do evento, as atividades da noite iniciam às 19h com a atividade cultural: Teatro Companhia Fazendo Artes. A mesa de debates está marcada para as 19h30min, com o tema: Mídia e movimentos sociais, contando com a presença do jornalista de Brasília Dioclécio Ferreira da Luz e o defensor público, doutor Hugo Ramos Vilela. 

O evento tem como organizadores os acadêmicos e professores dos cursos de direito e jornalismo da UFMT/CUA e seus respectivos centros acadêmicos, e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).


Andreia Fanzeres
Cristóvão Tserero’odi Tsõrõpré
Texto produzido pelos estudantes de Jornalismo da UFMT Araguaia: José Bonfim e Rayssa Lande.  
Fotos: Lázaro Gomes e Gracielle Soares