Ufam ganha o Prêmio Luiz Beltrão 2013

Criada em 1909, a Universidade Federal do Amazonas tornou-se a primeira do Norte a vencer o prêmio Luiz Beltrão

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ganhou o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2013 na categoria Instituição Paradigmática. A premiação foi criada como forma de reconhecimento de pesquisadores, grupos e instituições que estejam se destacando no meio acadêmico. A cerimônia de entrega das estatuetas ocorrerá durante XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado de 04 a 07 de setembro deste ano no Campus da Ufam em Manaus (AM).


O troféu de Instituição Pragmática destina-se a reconhecer cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado na área de pesquisa dos fenômenos comunicacionais. “O prêmio vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela Ufam ao longo dos seus mais de 100 anos no desenvolvimento da Amazônia e também do trabalho realizado pelo Departamento de Comunicação nos últimos anos”, disse o vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima.

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas, dirigidas ao Presidente do Júri do Prêmio LB. A escolha dos vencedores é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e pelos vencedores em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica".



A candidatura da Ufam surgiu em 2012 durante as reuniões da Comissão Organizadora do Intercom 2013 e contou com o apoio das instituições de ensino superior do Norte do país. “Foi uma candidatura diferenciada, pois nasceu no Departamento de Comunicação da Ufam e depois foi apoiada pelos cursos de comunicação do Amazonas e do Norte. A Ufam tem méritos por tudo que fez e continua fazendo para a o desenvolvimento da Região e, consequentemente, do Brasil”, disse o coordenador do Intercom 2013, Allan Rodrigues.


Em sua edição 2013, o Prêmio Luiz Beltrão registrou um recorde de indicações. Na categoria Instituição Paradigmática concorreram com a Ufam instituições de renome nacional e internacional, como Empresa Brasil de Comunicação  (EBC), a Escola de Comunicação da Univerdiade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Escola Superior de Propaganda e Marketing, a Obitel da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.


A Ufam entra agora para o quadro de vencedores do Prêmio Luiz Beltrão como a primeira instituição do Norte do País. Entre os vencedores já figuram o IPEA (2012), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (2011), a Fundação Joaquim Nabuco (2010), a Biblioteca Nacional do Brasil (2009), Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (2008), a Faculdade Cásper Líbero (2007), a Comunicação da PUC-Minas (2006) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (2005).


Patrono do Prêmio


Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação. Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.


CONCORRENTES A INSTITUIÇÃO PARADIGMÁTICA EM 2013


  •  Empresa Brasil de Comunicação  EBC

  • Escola de Comunicação da UFRJ

  • Escola Superior de Propaganda e Marketing

  • Obitel – ECA-USP

  • Rádio UFSCar

  • Universidade Federal do Amazonas

  • Universidade Federal de Minas Gerais

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie


GALERIA DE VENCEDORES


  • 2013 – Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

  • 2012 – IPEA

  • 2011 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

  • 2010 – Fundação Joaquim Nabuco;

  • 2009 – Biblioteca Nacional do Brasil;

  • 2008 – Imprensa Oficialdo Estado de São Paulo;

  • 2007 – Faculdade Cásper Líbero;

  • 2006 – Comunicação da PUC-Minas;

  • 2005 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).