Hoje, você vai conhecer mais um termo muito, mas muito usado em todas as redações, sejam elas de jornais impressos ou emissoras de TV e rádio. Você sabe o que significa a expressão Deadline?
E olha só, para alguns profissionais o termo pode ser traduzido ao pé da letra, já que o deadline é divisa entre uma boa reportagem e uma matéria que não deveria ser publicada nem no menos importante jornal dos cafundós do Judas. Isso porque quando o deadline é curto, ou quando o jornalista deixa para escrever em cima de seu prazo, corre o risco de não ter tempo de checar bem as informações, aumentando assim as chances de uma possível Barrigada.
No idioma da rainha,a palavra deadline significa “linha da morte”. Gastando um pouco do meu péssimo inglês descobri que, segundo o dicionário da Oxford, deadline é a ultima parte ou data de algum serviço que alguém deveria ter completado. No mesmo dicionário há outra explicação para o nome: Deadline seria uma linha feita em volta à prisão, em que os detentos estariam passíveis a tiros se ultrapassassem. Algo como um presídio sem muros, apenas com a linha que se o presidiário ultrapassasse… Bala nele! Sinistro, eu sei.
E olha só, para alguns profissionais o termo pode ser traduzido ao pé da letra, já que o deadline é divisa entre uma boa reportagem e uma matéria que não deveria ser publicada nem no menos importante jornal dos cafundós do Judas. Isso porque quando o deadline é curto, ou quando o jornalista deixa para escrever em cima de seu prazo, corre o risco de não ter tempo de checar bem as informações, aumentando assim as chances de uma possível Barrigada.
Não é difícil encontrar em uma redação de jornal, pelo menos um profissional que já passou por apuros ao ter de escrever uma matéria e que se viu angustiado, de alguma forma, devido ao deadline. Em entrevista aoBlog Fala Foca, Felipe Homsi, jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás e atual redator na TV UFG conta: “Uma vez estava escrevendo uma matéria para um jornal impresso e tinha duas opções, pegar a sonora do governador de Goiás ou voltar à redação para terminar a matéria. O deadline se aproximava. Acabei escolhendo a segunda, pois melhor fazer a matéria sem sacrificar a produção, e a sonora poderia pegar depois com um colega de profissão”.
Ter problemas com deadline é uma coisa comum, mas com o decorrer da profissão você acaba se acostumando. “Quando eu comecei a trabalhar demorava cerca de 30 minutos para escrever uma nota, hoje se precisar, consigo fazer o mesmo trabalho em 5 minutos. É tudo questão de necessidade, porém se você for meio‘tartaruga’ vai acabar ficando para trás ”, afirma Arthur Barbalho, estudante de Jornalismo que trabalha para o Globo Esporte.com. Muitas vezes o jornalista perde o prazo e acaba estourando o deadline que lhe foi dado, quando isso acontece é muito ruim, pois o editor pode tomar a decisão de não publicar a matéria e o jornalista perde a credibilidade.
Não há como fugir do tão temido deadline, o profissional do jornalismo precisa aprender a conviver com o prazo de entrega do seu trabalho, assim como ocorre em todas as profissões. Cabe a ele, porém, otimizar seu tempo para que possa apurar muito bem todas as informações que farão de seu texto uma ótima leitura e bastante embasado, atendendo assim, todas as expectativas dos leitores, ouvintes ou telespectadores!
Por Ferreira Neto.

