Docentes têm livros com acesso online gratuito

PUC/SP - Comunicação Institucional

Thaís Polato O tema é polêmico e divide opiniões: deixar ou não livros disponíveis para acesso online gratuito. A ideia desta reportagem não é entrar na seara das paixões, do apego jurídico ou econômico pelos direitos autorais. Partimos do fato de dois recentes lançamentos de livros de professores da PUC-SP, ambos disponíveis no formato online com acesso gratuito, para perguntarmos diretamente aos autores os motivos que os levaram a tal escolha.

Abaixo, você tem acesso às respostas de ambos, Ladislau Dowbor (Administração) e Luiz Alberto David Araujo (Direito), e poderá tirar suas próprias conclusões. Uma coisa, no entanto, se pode adiantar: será difícil discordar da frase de em defesa do acesso livre às obras. “Quem quer ser lido disponibiliza online e agradece a quem baixou o texto. O perigo não é ninguém pagar, é ninguém ler”, afirma Dowbor (foto ao lado).

Luiz Alberto David Araujo
Pós em Direito
– Lançamento: A proteção constitucional das pessoas com deficiência
Acesso: www.luizalbertodavidaraujo.com.br

Ladislau Dowbor
Pós em Administração
– Lançamento: Democracia Econômica: alternativas de gestão social (ed.Vozes) - tem 15 livros e uma centena de textos no formato online com acesso livre

Acesso: www.dowbor.org