por Alfredo Costa
Na edição 733, do último dia 12, o Observatório da imprensa publicou duas
matérias sobre a relação do público jovem com novas tecnologias de comunicação.
No primeiro texto, intitulado "Os nativos digitais não gostam do papel",
compara algumas pesquisas sobre hábitos de leitura dos americanos: "Em
1991, o instituto de pesquisas Pew Research Center perguntou pela primeira vez
aos americanos se eles liam jornais. Naquele ano, 56% dos entrevistados
disseram que sim. Em 2012, este número caiu para 29%."
O autor conclui que "a rejeição dos jovens ao impresso talvez seja o
principal fator responsável pela queda brusca da última década." Leia a íntegra.
No outro texto, "buscando novos públicos: ‘NYT’ pode ter versão para universitários",
Jeff Bercovici anuncia que o New York Times considera "considera lançar
uma edição do jornal voltada para o público jovem. Em uma conferência para
discutir os números do quarto trimestre de 2012, Denise Warren, chefe de
publicidade e gerente do site nytimes.com, reconheceu que o Times está
procurando “um produto com potencial de entrada no mercado”."
Ele diz que se trata "provavelmente de uma alusão à edição digital
para jovens chamada NYT Junior, que é um dos diversos produtos que o Times vêm
pesquisando com seus leitores." Leia a íntegra.