Design de blogs: o retorno à simplicidade


por J.L. Orihuela

Originalmente,  na segunda metade da década de noventa,  os blogs tinham design simples, quase espartano:  entradas ordenados por cronologia inversa.

 As mensagens não tinha títulos, apenas a data e conjuntos de links brevemente comentados. Tal era o caso dos pioneiros Scrpting News e Robot Wisdom

A primeira inovação estrutural foi a incorporação do blogsroll , lista de links similares ou frequentemente visitados pelo autor, inaugurada por Cameron Barrett em Camworld no mês de novembro de 1998

Os títulos das postagens não chegaram com a primeira versão do Blogger (agosto de 1999), que tampouco oferecia campo de comentário ou feeds RSS.

Desde então, levamos 12 anos sobrecarregando os blogs com todo tipo de widgets, módulos e banners , que em alguns casos tornam difícil  encontrar o conteúdo editorial original.

Felizmente, desde outubro de 2012, com o novo Minid.net de Diego Martín Lafuente, as águas parecem voltar ao seu curso normal e o minimalismo se impõe como tendência de design na blogosfera.

Acesse e veja, por exemplo, novas interfaces de La Brújula VerdeBlogpocket ou Mangas Verdes

Blogs mais simples, mais limpos e mais legíveis.

Fonte: eCuaderno

Obs. do blogueiro: Tradução livre