Indústria do jornalismo baseada na publicidade está morta, diz ensaio da Universidade de Columbia


Tow Center for Digital Journalism, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, publicou um ensaio sobre a situação do jornalismo no país. Segundo o texto, nada pode salvar a indústria baseada na publicidade - os jornalistas e as organizações de notícias precisam se adaptar para se beneficiarem das novas formas de fazer jornalismo.
"O jornalismo pós-industrial pressupõe que as instituições existentes vão perder receita e espaço no mercado e que, se esperam manter ou aumentar sua relevância, precisarão aproveitar os novos métodos e processos oferecidos pelos meios digitais", destacam os autores.
C.W. AndersonEmily Bell e Clay Shirky argumentam que os impactos provocados pelo desenvolvimento da tecnologia e pela internet criaram um "ecossistema" no qual "as organizações de notícias já não têm o controle da notícia [...] e que o crescente papel de agências públicas assumido por cidadãos, governos, empresas e inclusive redes afiliadas é uma mudança permanente à qual essas organizações precisam se adaptar".