Equipe organizadora avalia Semana da Comunicação



Aproximação com instituições de ensino superior e os meios de comunicação foram aspectos destacados como positivos no evento.

Integrantes da comissão organizadora da primeira Semana da Comunicação realizada na UFMT, Campus II, em Barra do Garças, de 16 a 19 de novembro, reuniram-se no dia 24, em um encontro de avaliação. Cada um dos participantes manifestou suas percepções sobre a Semana, destacando pontos positivos e aspectos a melhorar. A relevância dos temas abordados, a capacitação dos palestrantes e o conteúdo das oficinas oferecidas foram destacados como aspectos positivos do evento. A Oficina de Produção Audiovisual foi reconhecida como uma das mais interessantes, principalmente por unir teoria e prática.

A integração entre a UFMT e demais instituições de ensino, Faculdades Cathedral e Universidade Anhanguera, na organização do evento, como também a aproximação com meios de comunicação, possibilitados pela Semana da Comunicação, foi destacada pelo coordenador do evento, Leandro Wick Gomes. Ele evidenciou que esta aproximação favorece a inserção do curso de jornalismo na comunidade, abrindo portas para parcerias e oportunidades. A divulgação da Semana, através de um trabalho realizado pelos próprios alunos do curso, através da postagem de textos em blogs e twitter, o envio de releases a imprensa, fez com que a divulgação do evento rompesse as fronteiras previstas.

De todos os aspectos relevantes, o que pode se considerar mais importante foi a participação e empenho dos acadêmicos de jornalismo, que não mediram esforços para que tudo fosse organizado da melhor forma possível. Dezessete estudantes das turmas de jornalismo integraram a comissão organizadora do evento, nas mais diversas funções. O coordenador da semana destacou a responsabilidade de todos e a importância do trabalho dividido em equipes organizadas.

Quanto ao número de participantes, foram computados 116 inscritos, porém somente os que atingiram 75% de presença estarão recebendo o certificado. Para a próxima edição foram propostas: a parceria com outros cursos da universidade, a busca de fontes financiadoras e a organização antecipada.

A Semana de Comunicação encerrou suas atividades na última sexta-feira, dia 19, no Campus Universitário do Araguaia, com a apresentação dos vídeos, desenvolvidos por alunos participantes da oficina de Produção Audiovisual e a palestra do professor e doutorando Wilton Divino da Silva Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG), sobre “A construção da verdade no espetáculo midiático”.

O evento foi encerrado com as falas do aluno do segundo semestre e presidente do Centro Acadêmico de Jornalismo do Araguaia (CAJA) Augusto Bozz e do coordenador da Semana de Comunicação, professor Leandro Wick Gomes, que salientaram a importância do evento para os acadêmicos e para o curso.

A primeira Semana da Comunicação foi organizada pelo Centro Acadêmico de Jornalismo e professores da UFMT, em parceria com as Faculdades Cathedral e Anhanguera. Foram quatro dias de eventos, sete oficinas realizadas, uma mesa redonda e três palestras com a participação de profissionais das três instituições organizadoras, além da presença do Secretário de Comunicação do Estado e de professores da Universidade Federal de Goiás.

por Patrícia Kolling