Na UFMT/CUA Atléticas realizam campanha para auxílio a estudantes após corte de recursos federais

Campanha social

 

Filipe Damacena 

Após anúncio de novo corte no orçamento do Ministério da educação para as universidades federais em dezembro, com anúncio feito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT, Campus Araguaia, nesta terça-feira (6), a Atlética Abdução rapidamente decidiu realizar campanha social para auxílio aos estudantes, que dependem dos recursos liberados para as bolsas na manutenção de despesas pessoais.

Antônio Duarte, atual presidente da Atlética Abdução, afirma que a campanha social será realizada em conjunto com as outras 16 atléticas do campus. O objetivo da agremiação é a arrecadação de alimentos para entrega de cestas básicas aos estudantes que necessitam do auxílio cortado.

Na comunidade acadêmica do Campus Araguaia, conforme Duarte os interessados em contribuir com dinheiro para a campanha podem fazer por meio de QR code, disponível próximo à entrada do Restaurante Universitário (RU). Quanto à doação de alimentos devem ser entregues aos organizadores da campanha, representantes da Atléticas.


 

Na UFMT/CUA comunidade acadêmica busca solução para ajuda aos estudantes sem pagamento de bolsas e auxílios, depois de corte de verbas para as universidades federais – imagem Cristiano Costa.


O corte de verbas pelo governo federal não pegou a comunidade acadêmica de surpresa, mas os valores dos cortes surpreenderam, pelo fato de resultar na impossibilidade do repasse para as bolsas discentes, que desenvolvem projeto de extensão e pesquisa, realizam monitoria, tutoria. Conforme a instituição, o dinheiro que tem em caixa não será suficiente para o pagamento do auxílio moradia, permanência e alimentação. 

 

Nova data de premiação dos Jogos Intercursos

A Atlética Abdução decidiu alterar a data de entrega das premiações dos atletas vencedores dos Jogos Intercursos, que seria amanhã (9), mas foi prorrogada para a próxima segunda-feira (12), às 19h, a ser realizada no Espaço de Vivência, da UFMT/CUA, Unidade de Barra do Garças. 

A decisão para a nova data ocorreu depois de votação, realizada sexta-feira (6), entre os discentes membros da diretoria da atlética.

Para o evento, conforme os organizadores, são esperadas as presenças do Pró-reitor Rodrigo Ferreira de Azevedo, representantes da Gerência de Graduação e Extensão (GGE), diretores de institutos e coordenadores de cursos.