Em assembleia estudantes da UFMT debatem retirada do transporte público universitário do Campus Araguaia


Política Estudantil

Agência Focaia
Redação
Júlia Tinan
Thaynara Fernandes

Campus Universitário do Araguaia, unidade de Barra do Garças – Imagem: Arquivo 
Focaia


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, realizou na tarde desta quarta-feira (11), na unidade de Barra de Garças, às 13h, assembleia geral para discutir sobre o corte de verbas para o transporte universitário, referente a circulação dos ônibus conhecidos como arroz e pequi.

Outro assunto em pauta pelos estudantes foi a eleição discente para representação no Conselho Universitário do Araguaia (Consua).

Durante a reunião a presidente do DCE, Flávia Giordano, fez referência a reunião do dia 19 do mês passado, entre o diretório estudantil com os Centros Acadêmicos, na qual se discutiu o corte de verbas do transporte. O documento foi publicado dois dias depois nas redes sociais de representantes dos Estudantes do Campus Araguaia.

“O pró-reitor, Paulo Jorge, tem tomado algumas medidas para desafogar o orçamento [da universidade], uma dessas medidas é o corte dos ônibus. Quando nos reunimos com ele, foi dito que anualmente os ônibus custam para a universidade, em torno de meio milhão. Então, eles viram nisso uma oportunidade de desafogar o orçamento”, afirma Giordano.

Na assembleia os estudantes do Diretório decidiram pela criação de uma comissão para estudar o orçamento da universidade, a tentativa de implementação do passe livre e a busca legal de manutenção do transporte público universitário.

De acordo com Gustavo Cardinal, coordenador de Pesquisa e Extensão do Diretório, “a comissão seria formada por membros do DCE, representantes discentes dos Institutos e o representante do Consua”.

Os estudantes ainda definiram realizar uma pesquisa para o conhecimento de quantos alunos utilizam o transporte para os deslocamentos até a universidade. Com isso, conhecer a demanda dos estudantes para a manutenção do funcionamento dos veículos. O questionário dirigido aos estudantes do campus Araguaia está disponível na rede social dos universitários da UFMT.

Consua

Outro assunto da assembleia foi a eleição para representante discente no Consua, que está sem representação no momento. Na reunião os universitários definiram o dia 20 de dezembro para a abertura de edital para as eleições, para que os estudantes demonstrem interesse na candidatura com definição no mês de janeiro, e por fim, eleição no começo de fevereiro do próximo ano.