‘Cadeira anfíbia’ promove a igualdade social durante a temporada de praia do Rio Araguaia

Acessibilidade


Agência Focaia
Reportagem
Thaynara Fernandes

Visando a inclusão social durante a temporada de praia, a Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Araguaia, promoveu o projeto Praia Acessível. O evento de lançamento ocorreu dia 5 de junho, realizado pela agência Goiás Turismo, com inauguração das chamadas cadeiras anfíbias, na sexta feira (12) na praia Quarto-Crescente em Aragarças.

O projeto idealizado por Guilherme Bispo da Silva, presidente da Adefiva, possibilita que as pessoas com deficiência física tenham acesso à praia com o auxílio de cadeiras especiais, feitas em materiais resistentes à água e que são adaptadas para movimentar na areia. A acessibilidade é uma necessidade enfrentada por pessoas com deficiência (PCD), o equipamento segundo ele oferece igualdade social, portanto, de fundamental importância à promoção dessas pessoas.

Presidente da Adefiva utiliza cadeira anfíbia sob acompanhamento dos bombeiros, na temporada de 
praia do Araguaia, na área de banho de Aragarças – imagem: Cláudio Vieira

Como acrescenta, a ideia surgiu através de pesquisas e da vontade de entrar em contato com o Rio Araguaia, "porque nós cadeirantes ficamos próximos do Rio Araguaia e não temos acessibilidade para chegar até ele. E há quatro anos que eu moro aqui, agora que eu consegui realizar o meu sonho, que era entrar no Rio Araguaia".
O uso das cadeiras é gratuito e segundo o cadeirante Roselmo Cardoso, o projeto lhe proporcionou uma oportunidade única. “Eu moro aqui há 40 anos, e nunca tive essa oportunidade que estou tendo. Antes eu não ia à praia porque o pneu da cadeira de rodas não passa na areia,” diz Cardoso.
Praia acessível
O Praia Acessível está sendo realizado nas sete cidades que compõem o Fórum Regional do Turismo do Vale do Araguaia, e cada uma foi contemplada com duas cadeiras que estarão disponíveis aos interessados, apenas na época de temporada. Logo após, as cadeiras serão disponibilizadas em outros pontos turístico de Goiás, afirma o presidente da Adefiva.

A odontóloga Denise Gomes, afirma que é a madrinha do projeto, e entende que é de fundamental importância a conscientização da comunidade sobre o uso dos equipamentos na busca da acessibilidade de pessoas com deficiência.

“Existe a possibilidade concreta de acessibilidade aos cadeirantes à medida que muda o comportamento das pessoas em relação a isso. E temos como prioridade a expansão do projeto. Dar acesso não só a praia, mas em toda parte da cidade. É um direito constitucional dessas pessoas que fazem uso das cadeiras de roda, e as pessoas em geral devem ter essa consciência e respeito, fazendo valer tais direitos,” explica.

As cadeiras anfíbias estão disponíveis na praia Quarto-Crescente. Para seu uso basta comunicar o Corpo de Bombeiro, responsável por acompanhar o banho do usuário no Rio Araguaia, assistido com segurança e responsabilidade. Mas, caso o cadeirante se sinta desconfortável, ele pode ser auxiliado pela própria família.

A produção da cadeira anfíbia recebeu a parceria da prefeitura de Aragarças (GO), com liberação de recursos pela empresa de plano de saúde privado, Unimed Goiânia.