Letras promove curso para docentes sobre leitura e interpretação de textos literários voltado à educação

Literatura

Agência Focaia
Redação
Grazi Godwin
Hanany Cardoso



O curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizará nas sextas-feiras entre os meses de março (dias 8, 15 e 29) e abril (5 e 19), o curso Letramento Literário, no laboratório de Linguagem no Campus Araguaia, na unidade de Barra do Garças. As atividades serão ministradas pelas professoras Marinete Luzia de Souza (UFMT) e Tereza Ramos de Carvalho (UFMT).

Essa atividade faz parte do projeto acadêmico “Multiletramento e Formação do Professor”, realizado no Campus Araguaia. De acordo com a programação serão ministradas técnicas de leitura para educadores do ensino básico, estudantes dos cursos de licenciatura e comunidade acadêmica.

Conforme Souza, o evento tem como proposta trabalhar metodologias de ensino da leitura. Ela acrescenta que as atividades estarão voltadas à literatura enquanto formação do ser humano e, para isso, serão apresentados textos de pesquisadores sobre letramento literário, além de livros infanto-juvenis e contos contemporâneos. 

“O conceito letramento está além da decodificação [leitura]. A ideia é o desenvolvimento do gosto pela leitura e o aprendizado de algumas técnicas”, para compreensão da literatura, ressalta.

As inscrições já estão abertas e serão realizadas pelo e-mail bacchinisadora@gmail.com.
Para cada participante será cobrado o valor de R$30,00, a fim de custear os materiais utilizados pelos participantes.