Alunos da UFMT podem participar do Programa Inglês sem Fronteiras


Alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já podem se inscrever para o Programa Inglês sem Fronteiras (IsF). O projeto tem como foco os estudantes das universidades públicas e privadas (com nota mínima de 600 no Enem) que tenham interesse em participar do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF), informa a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da UFMT. O objetivo é incentivar o aprendizado do idioma inglês, visando uma mudança no ensino da língua em várias universidades do país, como também oferecer para os bolsistas do Programa CsF a possibilidade de aperfeiçoar o idioma de modo rápido e eficaz, para que o intercambista possa aproveitar melhor sua estadia. 
O curso será ministrado inicialmente online por meio do site My English Online, que irá oferecer livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), exercícios de gramática (com correção imediata), dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento em qualquer horário e lugar. No primeiro acesso o usuário deverá realizar o Teste de Nivelamento, para entrar no nível mais adequado para seus estudos. São cinco níveis de aprendizado divididos em Iniciante, Básico, Pré-Intermediário, Intermediário e Avançado, com duração máxima de seis meses. 
Para os alunos, que ao fazer o teste de nivelamento sejam direcionados para o nível Avançado, as aulas serão presenciais e ministradas na UFMT. Este teste permitirá que a Universidade saiba quais estudantes com perfil para o CsF que já se encontram próximos do nível desejado para o intercâmbio. Os cursos presenciais terão como prioridade atender aos estudantes que estão neste nível para auxiliá-los na finalização do processo de inscrição no programa. As turmas estão sendo organizadas e, portanto, não estão prontas para inscrição. A coordenadora, professora Márcia de Moura, do Departamento de Letras, Campus de Cuiabá, aguarda a abertura do edital para divulgação. 

Para ministrar os cursos, os alunos com proficiência em língua inglesa e que já têm experiência como professor, podem concorrer a 10 vagas de docentes que serão abertas. 
O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes).
Para mais informações: Professora Márcia de Moura - ufmt.csf.ingles@gmail.com e no sites isf.mec.gov.br  ewww.myenglishonline.com.br.