Com início nesta quinta, Jogos Intercursos têm o objetivo de integrar atletas e estudantes da UFMT/CUA

Jogos acadêmicos 

Agência Focaia 
Redação 
Barbara Argolo

                                
      Foto: Arquivo Abdução
Quatorze atléticas universitárias participam dos Jogos Intercursos
Objetivando a troca de conhecimento e socialização, tem início no Campus Araguaia, unidades I e II, começa hoje (8), com término no próximo dia 19, os Jogos Intercursos entre as atléticas da Universidade Federal de Mato Grosso. Ao todo foram mais de 300 pessoas envolvidas e quatorze atléticas inscritas no evento.  

Futsal, vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, atletismo e futebol society são as modalidades de esportes presentes nos jogos. A UFMT/CUA contribuiu com a liberação da pista de atletismo do campus II e o ginásio da unidade de Pontal do Araguaia, estando a organização sob responsabilidade da atlética unificada Abdução.

Além das contribuições da UFMT/CUA, os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Arnaldo Martins em Barra do Garças (MT) e Clube Casebre em Aragarças (GO). Não haverá cobrança de ingresso, cabendo aos interessados em participar do evento apenas a doação de alimentos não perecíveis. 

De acordo com Daniel Mancini de Oliveira, presidente da Atlética Abdução, “o objetivo principal [dos jogos] é a interação da UFMT Araguaia, e, com isso, trazer o companheirismo e a amizade. Porém também tem o objetivo de buscar novos jogadores para compor os times da UFMT para representar o campus nos jogos universitários estadual, que ocorrem todo ano”, ressalta. 

João Pedro Avelino, acadêmico do curso de direito da UFMT/CUA ressalta a importância da participação da comunidade acadêmica para interação no evento. “Como a faculdade possui cursos em horários diferentes, os jogos Intercursos é a oportunidade de todos participarem e se conhecerem, independente do curso”, destacou. 

No último dia do Intercurso estudantil haverá entrega das premiações bem como competição de dança com participação de cinco atléticas, Suprema (direito), Pedreira (Engenharia Civil), Hipertensão (Enfermagem), Metabólica (Educação Física) e Cevada (Engenharia de Alimentos).  
No final será promovida festa de encerramento para os estudantes participantes, atletas e público em geral. 

Verba para os jogos 

No início de 2018, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV) negou auxílio financeiro para os jogos, por não aceitação do relatório apresentado, na época, pela atlética unificada da UFMT/CUA e não atendimento ao prazo estipulado pelo órgão.  

Segundo Mancini, o auxílio foi disponibilizado para esta edição dos jogos. O montante de recurso foi de aproximadamente 16 mil reais, que devem ser gastos com arbitragem, divulgação do evento, segurança, material esportivo, decoração e premiações.  

Nesta edição os jogos contarão com ambulâncias à disposição dos atletas para eventuais acidentes, conforme exigência da PROCEV. 

A programação do evento está disponível nas redes sociais da Atlética Abdução.