Projeto Lance sua Voz realiza palestra com o tema: Uso profissional da Voz

Saúde

Agência Focaia
Redação
Suzana Ataíde
Vasco Aguiar
Acontece amanhã (4), o primeiro evento do Projeto de Extensão “Lance Sua Voz: saúde e perfil vocal”, vinculado ao Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. A primeira palestra terá como tema o “Uso profissional da voz: a visão do Otorrinolaringologista”, com o Dr. Alexandre César.

Serão realizadas quatro palestras, uma a cada mê em julho, setembro, outubro e novembro, com carga horário de quatro horas cada. As palestras serão abertas a toda comunidade e terão inscrições gratuitas.   O encontro desta terça-feira, às 19 h, será no Espaço Multiuso II do CUA/UFMT, em Barra do Garças. 

O Projeto tem como objetivo orientar e acompanhar os profissionais da educação quanto aos fatores que atuam de maneira prejudicial ou favorável à voz, propondo um programa de saúde vocal. Com a organização da Professora e Coordenadora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Lennie Aryete Bertoque e da Fonoaudióloga Beatrice Lacerda Costa Leal. 

A iniciativa do projeto, segundo Leal, surgiu a partir das reclamações de profissionais da universidade e os de fora dela. “Ouvimos relatos de professores da instituição e outros serviços públicos sobre dificuldades em manter a voz por um período maior”. Por isso, como ressalta, é necessário atender a demanda e orientá-los da melhor maneira.

A fonoaudióloga diz que serão ministrados questionários aos professores da UFMT Araguaia, a partir dos resultados obtidos. "Aqueles que apresentarem queixa e sintomas de abuso vocal passaram por avaliação com otorrinolaringologista”, conclui.

Serviço:

Palestra: Uso profissional da voz: a visão do Otorrinolaringologista.
Dia: 4 de julho
Horário: 19h00                                                                                                                 
Local: Espaço Multiuso II da UFMT (Barra do Garças).