Oficinas - Semana de Comunicação


Oficina 1: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Graduado em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda - UFMT Cuiabá
Especialista em Docência no Ensino Superior e Marketing e Turismo pelas Faculdades Cathedral


Oficina 2: COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA ESCRITA
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)


Oficina 3: A TRANSGRESSÃO GRAMATICAL NA LINGUAGEM DA PROPAGANDA
Dia: Quinta (18/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Resumo: Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Palavras-chave: gramática, propaganda, linguagem.


Oficina 4: O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Resumo: Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.


Oficina 5: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta (19/11)
Vagas limitadas: 15 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Resumo: Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.


------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------------------------------------