Cartão de Cidadão Europeu permite acesso à Biblioteca do CIEJD


Com o desenvolvimento deste projeto, que contou com a colaboração da Agência para a Modernização Administrativa, o cartão do cidadão europeu substitui o cartão de utilizador da Biblioteca do Centro de Informação Europeia Jacques Delors - CIEJD, permitindo assim desmaterializar procedimentos, agilizar o registo online e disponibilizar novos serviços à distância, nomeadamente a actualização de dados pessoais, reserva de publicações e recepção pelo correio das publicações requisitadas.

O utilizador que optar por se deslocar à Biblioteca deverá dirigir-se ao posto de consulta e registar-se com o Cartão de Cidadão. Após o registo pode efectuar as pesquisas que necessitar, deslocar-se à estante correspondente para retirar a publicação pretendida e dirigir-se ao balcão para fazer a requisição. É também possível a um utilizador com leitor do Cartão de Cidadão entrar na Biblioteca Digital e registrar-se. Após o registro, pode pesquisar entre todas as publicações disponíveis e efectuar o pedido de empréstimo online, a entrega é feita ao domicílio por correio.

Este é um novo serviço de que os cidadãos portadores do Cartão do Cidadão Europeu podem usufruir e que vem juntar-se a uma já longa lista, da qual destacamos a Alteração de Morada no Cartão de Cidadão, o início do Processo de Casamento Online, a Criação da Empresa Online, a Marcação Online de Consultas Médicas, entre vários outros.