Campeonato Mato-grossense teve início no último final de semana com participação de 10 equipes

Futebol

Iury Balbinot.

 

O Campeonato Mato-grossense de 2026 teve início no sábado (10), com participação de 10 equipes na disputa pelo título: Chapada, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário VG, Primavera, Sport Sinop, União e Várzea Grande.


Troféu do Campeonato Mato-grossense 2026 - imagem Gil Gomem/FMF.



O campeonato estadual de 2026 manterá o formato de disputa da última edição, com turno único na primeira fase, etapa em que todas as equipes se enfrentam.

 

Os dois melhores colocados garantem vaga para as semifinais. Os times que ficarem entre a 3ª e a 6ª colocação se classificam para as quartas de finais, e se enfrentaram em jogo único. A principal mudança no regulamento, com mando da equipe com melhor campanha na fase anterior.

 

O 7º e o 8º colocado serão eliminados da competição e as duas piores equipes rebaixadas para a Segunda Divisão.

 

Além do título, o Campeonato Mato-grossense 2026 também abre quatro vagas para a Copa do Brasil aos semifinalistas, e duas para o Campeonato Brasileiro Série D para os dois finalistas.


Resultados da 2ª rodada


O primeiro confronto da segunda rodada da competição ocorreu na terça feira (13) entre Chapada e Mixto, no estádio Apolônio B. de Mello em Chapada dos Guimarães. A equipe visitante saiu vitoriosa pelo placar de 2x0.


Na quarta feira (14), ocorreram os outros quatro jogos da rodada. O Várzea Grande perdeu por 2x0 para o Luverdense no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande. O União recebeu a equipe do Nova Mutum no Estádio Luthero Lopes em Rondonópolis. Vitória da equipe mandante por 3x0.


Sport Sinop e Primavera empataram em 0x0 no Estádio Gigante do Norte em Sinop. Encerrando a rodada, o Cuiabá venceu a equipe do Operário VG por 1x0 na Arena Pantanal em Cuiabá.


Atual campeão, Primavera estreia diante do Chapada em Campo Verde - imagem Jonathan Domingos/reprodução.


Resultados da estreia

 

Na primeira rodada, no final de semana, a atual campeão da competição, o Primavera, estreou com um empate sem gols diante do Chapada, campeão da Segunda Divisão no ano passado. Apesar de ser mandante no confronto, o Primavera não pôde realizar o jogo em casa, no Estádio Cerradão, em reformas. Com isso, o confronto ocorreu no Estádio Félix Belém de Castro, em Campo Verde.

 

Time de maior investimento e favorito ao título da competição, o Cuiabá foi a Lucas do Rio Verde, no sábadoenfrentar o Luverdense em sua estreia, no Estádio Passo das Emas. O time da capital perdeu por 1x0 para o mandante. Outro jogo de destaque na primeira rodada foi o clássico entre Mixto e União em Cuiabá no Estádio Dutrinha. Melhor para a equipe visitante que venceu por 1x0.

 

Em Nova Mutum, ainda no final de semana, o Nova Mutum recebeu a equipe do Sport Sinop no Estádio Valdir Doilho Wons, empate em 1x1. Encerrando a rodada, Operário VG e Várzea Grande jogaram no Estádio Dito Souza em Várzea Grande, com vitória do Operário por 2x0.

 

Próximos jogos - 3ª rodada


17/01 - 17h - União x Primavera - Luthero Lopes
17/01 - 19h - Chapada x Várzea Grande - Apolônio B. de Mello
17/01 - 20h - Sport Sinop x Operário VG - Gigante do Norte
18/01 - 16h30 - Nova Mutum x Luverdense - Valdir Doilho Wons
18/01 - 18h - Mixto x Cuiabá - Dutrinha