UFMT realiza 1º Seminário Regional para debater 'gestão sustentável' dos Recursos Hídricos da Bacia do Alto Araguaia

Meio ambiente

Maria Eduarda Bonfim

  

A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, sedia entre os dias 18 e 20 do próximo mês o 1º Seminário Regional de Recursos Hídricos da Bacia do Alto Araguaia, evento voltado à conservação e à gestão sustentável das águas. Com o tema “Águas do Araguaia: Pacto pela Sustentabilidade”, o encontro reunirá especialistas, gestores, pesquisadores e a comunidade para discutir soluções para os desafios ambientais da região.

 

O seminário será realizado na UFMT Araguaia, na unidade de Barra do Garças, com cerimônia de abertura no anfiteatro da prefeitura da cidade de Barra do Garças. A organização é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia (CBH), em parceria com o Centro de Pesquisa do Pantanal e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


Rio Araguaia no encontro com o Garças entre as cidades Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia 

(MT) e Aragarças (GO) - imagem: reprodução.



O evento pretende promover a troca de experiências, metodologias e boas práticas, abordando desde tecnologias de tratamento da água até estratégias de conservação e reuso. Segundo Clodoaldo Queiroz, membro do CBH e organizador do seminário, o encontro será um espaço estratégico para fortalecer discussões sobre o Plano de Bacia do Alto Araguaia.

 

“Queremos destacar a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos, reunindo diversos atores para propor soluções e avançar no debate sobre o Plano de Bacia da região”, afirma.

 

Durante as atividades no Seminário, alunos, professores e profissionais farão apresentação de resultados de pesquisas, que atendem a seis eixos temáticos: planejamento, gestão e governança dos recursos hídricos; dinâmica dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos; educação ambiental; mudanças climáticas; conservação e recuperação de bacias hidrográficas; e, biodiversidade e monitoramento de ecossistemas aquáticos.


Além da apresentação de trabalhos, como destaca os organizadores, a programação inclui palestras de especialistas, mesas-redondas e visitas técnicas, voltadas às experiências práticas na gestão das águas.

 

Inscrições

 

As inscrições para o Seminário estão abertas e devem ser feitas pela página do eventoEstudantes do ensino médio são isentos da taxa, enquanto estudantes de graduação, técnicos, pós-graduandos, profissionais, pesquisadores e docentes pagam valor simbólico. Os interessados em apresentar trabalhos, o prazo para submissões se encerra no 31 deste mês.



A water drop with a water drop and a water drop

AI-generated content may be incorrect.

O Seminário será realizado na UFMT, Campus Araguaia, entre os dias 18 e 20 de 

novembro - imagem Agência Nacional de Águas/reprodução.