UFMT e Prefeitura de Pontal do Araguaia em parceria realizam pela primeira vez Mutirão da Cidadania no município

Cidadania


Iury Balbinot

Maria Eduarda Bonfim


  

O Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Araguaia promovem no Parque Turístico dos Garimpeiros (Lago), entre a próxima quinta (4) e sexta (6), pela primeira vez, o Mutirão da Cidadania.

 

O evento reunirá mostra de cursos de graduação, com exposição de atividades de pesquisa e extensão acadêmica e prestação de serviços, com o objetivo de aproximar instituição federal e a comunidade do município de Pontal do Araguaia, conforme destacado pela Pro-reitora do Campus, Paula Carvalho.


 


lago Parque Turístico dos Garimpeiros, onde será realizado o Mutirão da Cidadania em pontal 

do Araguaia (MT) - Imagem: Reprodução.



As atividades fazem parte da Mostra de Cursos, Extensão e Cultura iniciado na unidade Barra do Garças, que também será realizada no município mato grossense, com exposições de atividades acadêmicas desenvolvidas na UFMT.

 

A novidade para o evento, como destaca Carvalho, será a presença da Carreta da Ciência, que estará na cidade também pela primeira vez. O espaço itinerante oferece experiências interativas e atividades voltadas para todas as idades, tornando o aprendizado científico acessível à comunidade.

 

Segundo a pró-reitora, a iniciativa fortalece a relação entre universidade e sociedade. “A carreta proporciona ao visitante, de maneira lúdica e divertida, o contato com a biodiversidade de Mato Grosso, mostrando a riqueza do estado e potencializando o conhecimento científico”, destacou.

 

Serviços e programação cultural

 

Além da divulgação científica, o evento contará com serviços prestados por órgãos como Receita Federal e Cartório Eleitoral, incluindo emissão de documentos e atualização cadastral.

 

Conforme programação do evento, serão montadas tendas temáticas para as áreas de saúde, cidadania, ciência e educação, com atendimentos diversos, como aferição de pressão arterial e avaliação de massa corporal. No mutirão também serão realizadas aulas de atividade física e apresentações culturais de artistas regionais.