VIII Congresso Regional de Biomedicina na UFMT Araguaia debate atuação profissional e inovações científicas
Evento
Rafaella Carvalho
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Araguaia, sedia entre os dias 20 e 22 deste mês o VIII Congresso Regional de Biomedicina do Araguaia, que reúne estudantes, professores e profissionais da área para discutir o tema
“Biomedicina na Pesquisa e no Mercado de Trabalho”. O objetivo do evento é aproximar
o conhecimento às práticas, na exploração das possibilidades de atuação do biomédico no
cenário atual.
No congresso serão debatidas questões como criminalística, estética avançada, biotecnologia, hematologia e inovações tecnológicas na área da saúde. Segundo o professor Paulo Roberto da Fonseca Filho, docente do curso de Biomedicina e responsável pela interlocução entre a comissão organizadora, o Centro Acadêmico e a universidade, o evento fortalece o papel da universidade pública como promotora do conhecimento e da transformação social.
![]() |
Campus Universitário do Araguaia, local de realização do VIII Congresso Regional de Biomedicina do Araguaia que ocorre entre os dias 20 e 22 de agosto - imagem
reprodução. |
“O Congresso Regional de Biomedicina representa uma oportunidade única para a comunidade universitária de Barra do Garças e cidades próximas, de se conectarem com o que há de mais atual na pesquisa, inovação e atuação profissional da área biomédica. Além de permitir o contato direto com pesquisadores e profissionais renomados. O evento estimula o protagonismo estudantil, fortalece a identidade acadêmica regional e abre portas para experiências que ultrapassam os limites da sala de aula”, destaca Fonseca Filho.
O docente explica que a escolha dos temas e palestrantes surgiu de diagnóstico feito com os próprios alunos. “Percebemos que a grande maioria dos estudantes ainda não estava familiarizada com todas as áreas de atuação do profissional biomédico, que possui mais de 30 habilitações possíveis”. Como avalia, a proposta é obter a participação de palestrantes que atuam em laboratórios, centros de pesquisa e no setor privado, como empresas e bancos de fomento.
Outro diferencial da programação, conforme Fonseca Filho é dar ênfase à vertente empreendedora da profissão, com a presença de representantes do Banco Desenvolve-MT e do Conselho Regional de Administração, que vão debater oportunidades de negócios na área da saúde.
Palestrantes
A palestra de abertura será ministrada pelo biomédico Waynner Oliveira de Sousa, profissional com experiência em citologia clínica, imunologia e parasitologia. Oliveira é mestre e doutorando na área, e atua como sócio administrador e responsável técnico do Biocenter Laboratório de Análises Clínicas, em Barra do Garças.
Confirmadas também as participações, segundo a organização, do engenheiro Cláudio Valério Bandeira de Abreu, perito da POLITEC-MT, que debate a interface entre biomedicina e criminalística; o administrador Gian Vasconcelos, que trará sobre reflexões da gestão e inteligência artificial na biomedicina; e a biomédica Carolina Ferreira Guirra, responsável por um minicurso prático sobre toxina botulínica, área de crescente interesse estético.
Também participam do evento acadêmico, o Hélio Tito, diretor do Banco Desenvolve MT, com palestra sobre financiamento e empreendedorismo na saúde, e a Cláudia Capinzaiki, que analisa a atuação biomédica na biotecnologia reprodutiva bovina. A médica e especialista em clínica médica, hematologista e hemoterapeuta, Pamela Cardoso dos Santos Silva, trata da importância da hematologia e a interpretação de hemogramas no diagnóstico clínico, complementa a programação com um panorama sobre análises clínicas e os desafios dessa área essencial.
Segundo
Susany Quintino, estudante do 7° semestre de biomedicina e diretora de eventos
do centro acadêmico, o congresso é uma oportunidade estratégica para os
estudantes ampliarem a visão sobre o mercado e consolidar o conhecimento
adquirido em sala de aula. “Nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre
formação acadêmica e realidade profissional, apresentando aos alunos
possibilidades concretas de atuação”, destacou.
Inscrições
e submissões de trabalhos
As inscrições para submissão de resumos estão abertas e se encerram na próxima segunda (4). Os preços variam conforme a categoria (acadêmico ou profissional).Para obter informações sobre a submissão de trabalhos acessar a página do evento.
