UFMT/CUA realiza no próximo mês ‘Mostra de cursos, extensão e cultura’ reunindo acadêmicos e comunidade regional
Evento
Eduarda Nascimento
A UFMT, Campus Araguaia, realiza na unidade da cidade de Barra do Garças, entre os dias 1 e 2 do próximo mês, a Mostra de cursos, extensão e cultura. O evento é organizado pela gerência de graduação e extensão (GGE) e tem como objetivo a exposição de projetos à comunidade acadêmica e externa à instituição.
Durante à Mostra, como informa os organizadores, deverão ser expostos cerca de 125 trabalhos na área interna do prédio Espaço Multiuso, que fica próximo à portaria da UFMT/CUA. Será espaço para conhecer de perto as iniciativas desenvolvidas na universidade e vivenciar experiências que aproximam ensino, cultura e comunidade.
![]() |
| Vista aérea do Campus Universitário do UFMT Araguaia, unidade da cidade
de Barra do Garças, onde ocorre a Mostra de cursos, extensão e cultura - imagem Reprodução |
O evento acadêmico se propõe promover diálogo entre a pesquisa, ciência e cultura, e mostrar para a população aquilo que a Universidade produz, fortalecendo esse vínculo entre comunidade acadêmica e comunidade local. “Queremos mostrar o que a universidade produz e valorizar a participação da sociedade nos nossos projetos, reforçando essa troca de saberes”, destaca a gerente de graduação e extensão, Professora Geruza Vieira.
As atividades,
conforme programação do evento, iniciam no dia 31 deste mês, com apresentação
especial da orquestra da UFMT.
A abertura oficial ocorre no dia 1º, às 8h, com a presença da Reitora Marluce,
pró-reitores e autoridades locais, com encerramento às 12h. No dia seguinte, a
exposição será realizada entre 17h e 22h. Nos dois dias tanto pela manhã quanto pela
tarde, serão realizadas visitação de estudantes das escolas regionais.
O
evento, como destaca Vieira, será oportunidade para que futuros universitários conheçam os cursos ofertados pela
UFMT por meio das atividades práticas realizadas pelas graduações, permitindo também o contato e dialogar com os graduandos que promovem as atividades acadêmicas.
Nos dois dias, para além dos estandes dos cursos de graduação, com exposição de banner de projetos, haverá apresentação culturais e artísticas, exposições e oficinas. Paralelamente, terá espaço reservado para venda de produtos e artesanatos da região. Durante a realização do evento, afirmam os organizadores, o Museu de História Natural do Araguaia (MuNHA) e o planetário estarão abertos ao público para visitações. A programação completa
