Cuiabá perde mais uma fora de casa; pela série D Mixto avança às oitavas e Luverdense é eliminado

Esporte

Maria Eduarda Bonfim 

 

A equipes de futebol mato-grossenses viveram no fim de semana realidades distintas. Enquanto o Mixto garantiu vaga para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o Luverdense se despediu da competição, e o Cuiabá sofreu derrota pela Série B. 


No domingo (10), pela 21ª rodada, o Cuiabá perdeu para o Avaí por 2 a 0, na Ressacada, e assume a sétima posição, com 31 pontos. Os gols da equipe catarinense foram marcados no primeiro tempo por João Victor, aos 21 minutos, e Marcos Vinícius, aos 35.

 

O Dourado ainda teve a chance de diminuir em cobrança de pênalti com Alisson Safira, mas o atacante chutou por cima do gol. Na etapa final, apesar de o Avaí criar oportunidades, o Cuiabá reagiu e pressionou, no entanto, se deparando com as defesas do goleiro César. 



Safira do Cuiabá lamenta, após perder pênalti em partida contra o Avaí pela série B, 

na Ressacada - imagem AssCom Dourado.



Essa foi a sexta derrota como visitante, deixando o clube apenas como o 12º melhor desempenho fora de casa na competição. O próximo compromisso do Cuiabá será contra o Athletico-PR, no dia 16 de agosto, às 18h30 (horário de MT), na Ligga Arena, em Curitiba. 

 

Mixto classificado para as oitavas


Após perder por 1 a 0 no tempo normal para a Portuguesa, no Estádio Canindé, na tarde de sábado (9), o Mixto venceu por 4 a 3 nos pênaltis e avançou para as oitavas de final. O gol da Lusa foi marcado por Lorran, aos 33 minutos do segundo tempo, em momento de pressão do time paulista.

 

O goleiro Mota foi o grande destaque do Tigre. No tempo regulamentar, fez defesas decisivas e manteve a equipe viva no confronto. Nas penalidades, defendeu duas cobranças e ajudou a confirmar a classificação. 


O adversário do Mixto será o Cianorte-PR, que eliminou o Joinville-SC com vitória por 4 a 0 neste domingo (10), fechando o agregado em 5 a 1. Os duelos acontecem nos dias 16 ou 17 de agosto (ida) e 23 ou 24 de agosto (volta).

 

Despedida do Luverdense


No mesmo dia, o Luverdense teve o sonho de retornar à Série C adiado. O clube de Lucas do Rio Verde foi derrotado pelo Rio Branco-ES por 3 a 0, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e caiu na 2ª fase da Série D. No jogo de ida, no Passo das Emas, as equipes haviam empatado sem gols.
 


O Verdão do Norte encerrou a fase de grupos em 3º lugar no Grupo A5, com 25 pontos em 14 jogos (7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas). A campanha incluiu vitórias importantes, como sobre o Mixto (1 a 0), jogando fora e o líder Aparecidense (3 a 1) em casa. Porém, no mata-mata, a equipe apresentou pouca criatividade ofensiva e finalizou a série sem chutar ao gol do adversário no jogo decisivo. 


Sem calendário nacional em 2026, o clube foca agora no Campeonato Mato-grossense Sub-20 e na reestruturação para a próxima temporada.