Futebol mato-grossense avança nas competições nacionais; confira a situação de Cuiabá, Mixto e Luverdense

Futebol

Maria Eduarda Bonfim

 

O final de semana foi de resultados decisivos para os clubes de Mato Grosso nas competições nacionais. Enquanto o Cuiabá enfrentou uma derrota fora de casa pela Série B, os representantes do estado na Série D, Mixto e Luverdense, conquistaram pontos importantes na reta final da fase de grupos.


Disputa de bola durante a partida pela série B, entre Goiás e Cuiabá - imagem AssCom Dourado/Reprodução.
 

Mixto garante classificação na Série D

Na tarde de sábado (19), o Mixto empatou em 0 a 0 com a Aparecidense, no Estádio Presidente Dutra, pela 13ª rodada da Série D. O ponto somado foi suficiente para garantir o Tigre na próxima fase do campeonato, já que o time alcançou os 21 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Capital-DF. 

Com uma atuação defensiva, o Mixto apostou nos contra-ataques e nas entradas de Emerson e Gabriel Justino para buscar o gol, mas parou nas falhas de finalização. O adversário, líder isolado do grupo com 29 pontos, também já estava garantido no mata-mata. 

O Alvinegro fecha sua participação na primeira fase no próximo sábado (26), contra o Porto Velho, fora de casa.

 

Luverdense segue na disputa por vaga no mata-mata 

O Luverdense, jogando também pela Série D, empatou em 1 a 1 com o Goianésia, jogando fora de casa. Lucas Vieira marcou para o Verdão do Norte no final do primeiro tempo, mas os donos da casa empataram na etapa final. 

Com o resultado, o Luverdense chegou aos 22 pontos, se mantém dentro da zona de classificação e dependendo apenas de si para avançar. A equipe agora soma 6 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. 

O próximo desafio será decisivo. O Luverdense enfrenta o Goiânia, no Passo das Emas, sábado (26), em confronto direto por uma das vagas no mata-mata da Série D.

 

Cuiabá sofre derrota na Série B, mas segue na parte de cima da tabela 

Pela 17ª rodada da Série B, o Cuiabá foi derrotado por 3 a 1 pelo Goiás, fora de casa, neste sábado (20). Após um início complicado e com um jogador expulso, ainda no primeiro tempo (Max, por reclamação), o Dourado chegou a empatar com gol de David Miguel no início da etapa final, mas não conseguiu segurar a pressão esmeraldina. 

Com 25 pontos, o Cuiabá viu sua sequência invicta ser interrompida, porém continua brigando na parte de cima da tabela, próximo ao G-4, na sexta posição. A equipe volta a campo na quarta-feira (23), quando recebe o América-MG na Arena Pantanal, buscando se recuperar e se manter entre os postulantes ao acesso.