Documentário produzido por jovens do sistema socioeducativo de Barra do Garças será exibido no Centro Cultural Valdon Varjão

Cinema

Maria Eduarda Bonfim 

 

O documentário “Sócio: das grades pra comunidade” será lançado nesta sexta (6), com exibição às 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças (MT). A produção é desenvolvida com a participação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da cidade.

O curta-metragem tem duração de 30 minutos e reúne narrativas autorais de sete internos, que relatam trajetórias de vida e faz reflexões sobre liberdade, comunidade e futuro. O roteiro, as filmagens, trilha sonora, narrações, desenhos e poemas são de autoria dos próprios jovens, participantes do projeto Circuito Barra-garcense de Capacitação em Audiovisual.


Documentário “Sócio das grades para comunidade” será exibido nesta sexta no Centro Cultural
Valdon Varjão em Barra do Garças - imagem NPD/UFMT Araguaia


As atividades de produção ocorreram entre agosto e setembro de 2024, dentro do Case. Realizadas por meio de oficinas de audiovisual com orientação dos instrutores Carina Benedeti, Gilson Costa e Rodrigo Teodoro.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, administrados pelo município de Barra do Garças, em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia.

Além dos educadores, as oficinas obtiveram o apoio de profissionais da assistência social e da educação da instituição, com a autorização da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e pela direção do Case.

O Centro de Atendimento Socioeducativo de Barra do Garças atende adolescentes em privação de liberdade da região do Araguaia e de cidades do norte de Mato Grosso. Em setembro de 2024, durante a produção do documentário, cerca de 40 jovens estavam internados na unidade.

A entrada para a sessão de estreia é gratuita e a classificação indicativa é de 14 anos.