Futebol
Maria Eduarda Bonfim
A equipe Botafogo começou bem sua caminhada no Super Mundial de Clubes da FIFA. Venceu o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, por 2 a 1, na primeira rodada do Grupo B. O time carioca garantiu os três pontos com gols de Jair Cunha e do atacante Igor Jesus, que é natural de Cuiabá (MT).
O primeiro gol foi marcado por Jair Cunha, de cabeça, aos 27 minutos do primeiro tempo. Nos acréscimos, Igor Jesus ampliou o placar, também de cabeça, após cruzamento de Vitinho. O Seattle Sounders conseguiu tirar a diferença ao marcar um segundo tempo, mas não foi além disso.
Atletas mato-grossenses em destaque
Igor Jesus, de 24 anos, nasceu em Cuiabá e iniciou sua trajetória no futebol pelo Coritiba. Depois, teve passagem de destaque pelo Shabab Al-Ahli, nos Emirados Árabes, antes de chegar ao Botafogo em 2024. No ano passado, foi um dos principais nomes da campanha vitoriosa que garantiu ao clube os títulos do Campeonato Brasileiro e Libertadores. O jogador também teve passagem pela Seleção Brasileira.
Em alta no mercado, Igor Jesus está negociado com o Nottingham Forest. O contrato gira em cerca de 20 milhões de euros (R$ 128,8 milhões) e disputa suas últimas partidas com a camisa alvinegra. Mesmo assim, segue sendo peça importante do ataque e conta com o carinho da torcida pelo desempenho decisivo e pelos gols importantes.
Outro jogador de Mato Grosso que integra o elenco é o lateral-esquerdo Cuiabano, também nascido na capital mato-grossense. Formado nas categorias de base do Grêmio, ele chegou ao Botafogo em 2024 e foi essencial aos títulos de Brasileiro e Libertadores. O jogador se destaca pela força ofensiva e velocidade pela esquerda. Na estreia, atuou como opção no setor defensivo e é uma das apostas do clube para a sequência da temporada.
Com o resultado, o Botafogo soma três pontos e ocupa a vice-liderança do grupo, que ainda tem PSG e Atlético de Madrid. O próximo compromisso será contra o Paris Saint-Germain (PSG), na próxima quinta (19), em partida decisiva rumo à classificação para as oitavas de final.
Equipes brasileiras no mundial de clubes
O mundial de clubes, realizado
no Estados Unidos, teve início neste sábado (14) com participação de Al-Ahly,
dos Emirados Árabes e Inter Miami, dos Estados Unidos.
Na disputa, representando os
brasileiros, estão quatro equipes. Além do Botafogo, no país americano está o Palmeiras, que enfrentou
neste domingo o Porto, de Portugal, e empatou em 0 a 0.
O Flamengo ainda não estreou, a equipe carioca entra em campo nesta segunda (16) às 22h (horário de Brasília) contra o Esperánce, da Tunísia.
O Fluminense nos confrontos mundiais, por sua vez, estreia nesta terça (17) contra o Borussia Dortmund, da Alemanha às 13h (horário de Brasília).
***
Erramos.
Na matéria publicada, cometemos um erro no título, ao descrever o nome do jogador mato-grossense como Jair Cunha, no entanto, o correto é Igor Jesus. Representantes brasileiros no mundial são quatro equipes e não três como dissemos. Além de Botafogo, Palmeiras e flamengo, o Fluminense completa a lista.
