‘Anime Anormal Festival’ realizado em Barra do Garças se propõe como novidade à cultura sertaneja regional
Evento
Francisco Lucidio
O Anime Anormal Festival, na sua 8ª edição, será realizado em Barra do Garças no próximo sábado (5), com atrações como desfile de cosplays, torneio de jo ken po e apresentações musicais como a banda Lunia, além dos estandes de cultura geek e de comida japonesa. O evento será no Centro Cultural Valdon Varjão, com início às 15h e entrada gratuita.
O Anime Anormal Festival é um evento voltado não somente ao público do gênero, mas da cultura pop em geral. Como conta o jornalista Lucas Iglesias, produtor do evento, o projeto foi idealizado em 2016, cujo trabalho vem sendo planejado pela produtora que leva o mesmo nome, “Anormal”, desenvolvido para ser, portanto, uma novidade para a cidade.
![]() |
Anime Anormal Festival em Barra do Garças traz atrações como desfile de cosplays, Torneio de
jo ken po e apresentações musicais – imagem Reprodução.
“O
objetivo era trazer esse evento, que já na época crescia muito no país, para
Barra do Garças, porque eu sempre acreditei que havia muitos amantes dessa
arte. Afinal, a Cultura Pop faz parte da nossa vida desde cedo. Somos uma
cidade majoritariamente de eventos voltados ao sertanejo, mas somos seres
plurais, gostamos de mais coisas e muitos querem ter a opção de outros meios de
entretenimento,” avalia o produtor.
A expectativa em torno do festival anime, de acordo com ele, é também reunir pessoas que amam esse universo e que querem ter uma imersão na cultura pop.
Iglesias
ressalta a importância das relações esperadas para o evento, com atenção à
criativamente dos participantes, que também poderão explorar economicamente o
festival na venda de produtos geek, resultando em uma produção artística que
desperte novas possibilidades para o comércio local.
O festival é realizado com patrocínios de empresas privadas e em parceria com a Secretaria de Cultura de Barra do Garças e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).
Programação
Na programação destacada pela produção, serão sete horas de atrações que envolvem competições de vídeo game, concurso de desenhos, participação de cosplayers profissionais, apresentações musicais como a banda Lunia. “Ser geek, é algo muito bacana. Ser quem você é, sem medo de ser, é um dos objetivos do evento,” acrescenta Iglesias.
O festival trabalha com expectativa de receber entre 4 mil e 8 mil pessoas, números semelhantes às edições anteriores de 2019 e 2022. A novidade para este ano será Mário Jorge, conhecido por ser o dublador oficial do Eddie Murphy no Brasil, do Burro do filme “Shrek” e Johnny Lawrence do filme “Cobra kai.”
Além disso, a organização receberá, no dia do evento, doações de brinquedos com o intuito de repassá-los às crianças carentes. Em troca, conforme a produção, no festival serão distribuídos cupons para os participantes concorrerem ao sorteio dos brindes. De acordo com Iglesias “isso aumenta o legado do evento. Além de toda a parte emocional que ele importa para as pessoas, temos essa ação social.”
O texto sofreu alterações depois de
publicado. Quanto
às doações de brinquedos serão feitas no evento, que serão distribuídos às crianças
participantes durante o festival, não havendo campanha para esta finalidade, como
poderia dar a entender o texto anterior.
