Projeto da UFMT oferece aulas gratuitas de dança de salão no Centro Social Urbano em Pontal do Araguaia

Cultura

Maria Eduarda Bonfim

 

 

O projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) “Compassos: Formação em Danças de Salão”, teve início neste mês, com atividades a serem realizadas até dezembro, no Centro Social Urbano (CSU).

 

A iniciativa é vinculada à extensão universitária “A Dança de Salão e os Sentidos Culturais na Formação Docente em Educação Física e na Prática Social: A Corporeidade em Foco.” O qual tem como objetivo fomentar a prática da dança de salão como ação sociocultural, educativa e inclusiva.

 


Participantes do projeto Compassos na primeira aula de dança que teve início na última
terça-feira (20) – imagem projeto ComPassos.



A atividade é coordenada pelo professor do curso de Educação Física, Mauro Souza. As aulas são gratuitas, abertas ao público e acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h (horário de Brasília). O Centro Social Urbano (CSU) está localizado na Rua dos Garimpeiros, s/n, em Pontal do Araguaia (MT).

 

Segundo a organização, não é necessário realizar inscrição prévia, mas apenas comparecer ao local, nos dias e horários das atividades, para adesão ao "Compassos".

 

Formação docente e impacto social

 

Como descreve a coordenação, a atividade visa atender à comunidade acadêmica, porém é voltada aos moradores dos municípios de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), promovendo inclusão social e valorização cultural através do ensino de diversos estilos de dança de salão. 

 

“A dança de salão, nesse contexto, é compreendida como um ato expressivo humano que contribui para a formação de valores ligados à cidadania, à convivência coletiva e à emancipação humana por meio da corporeidade”, afirma o coordenador.

 

O projeto busca dialogar com os aspectos históricos, culturais e expressivos da dança, quanto como instrumento de transformação social. Objetiva também estratégias pedagógicas para formação para futuros professores de Educação Física.