‘Araguaia em curso’ realiza na UFMT Araguaia oficina de direção para cinema; inscrições gratuitas

Cinema

Jhenniffer Muniz

 

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, será realizado entre segunda (5) e quinta (8), das 13h30 às 17h, oficina “direção para cinema,” ministrada pela jornalista e documentarista Aliana Camargo. Esta é mais uma etapa do projeto “Araguaia em Curso”, com a realização, cujas atividade ocorrem na sala 221 do Bloco 5, na unidade universitária da cidade de Barra do Garças, com tradução em Libras.

 

As inscrições para a oficina de direção cinematográfica estão abertas e podem ser feitas gratuitamente em formulário disponibilizado pelo projeto.

 

Na UFMT Araguaia, campus universitário de Barra do Garças, será realizada oficina direção 

de cinema do projeto "Araguaia em curso" - imagem arquivo Agência Focaia.



Como proposta, serão realizadas análises das práticas e teórica da linguagem cinematográfica, com destaque para a construção narrativa e estética dos filmes. A programação inclui avaliação de obras conhecidas nacionais e internacionais, além de debates sobre as diferentes maneiras de dirigir e contar histórias no cinema.

 

Como adianta Camargo “será uma troca de experiências. Vamos desconstruir obras, olhar para a linguagem cinematográfica e refletir sobre como cada diretora e diretor imprime sua forma de contar histórias.”

 

Serão oferecidas práticas com roteiros desenvolvidos nas oficinas anteriores do projeto, voltados à criação de histórias ficcionais e documentais, para continuidade das produções dos curtas-metragens a serem concluídos no fim do projeto.

 

A documentarista Aliana Camargo que tem como referências Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, as irmãs Wachowski e o japonês Yasujirō Ozu, destaca que o cinema pode ser ao mesmo tempo técnica, sensibilidade e entrega.

 

“O cinema tem muitas linguagens e formas de olhar. E é isso que quero compartilhar: o cinema como reflexão, como possibilidade de construção e de entrega verdadeira,” afirma.

 

Araguaia em Curso

 

O projeto é uma iniciativa da Academia de Letras do Araguaia, com recursos obtidos pela Lei Paulo Gustavo. As atividades são realizadas em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD) da UFMT, Araguaia, e prevê a realização de 10 oficinas, voltadas para a formação técnica e criativa audiovisual na região.