Educação Daniella Almeida
Realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Mostra de Cursos de Graduação, do campus de Barra do Garças, recebeu nos dias 04 e 06 deste mês estudante de 11 escolas da região, incluindo instituições estaduais, federais e particulares.
De acordo com Sandro Cristiano de Melo gerente da GGE, a Mostra envolveu técnicos administrativos, professores e estudantes da universidade em um esforço coletivo.
“Abraçamos a proposta, fizemos contatos com as Secretarias Municipais de Educação de Barra do Garças e do Pontal, que foram fundamentais para trazer alunos das escolas estaduais e municipais para o evento”, destaca.
“Os alunos ficaram emocionados ao conhecer a universidade, um ambiente que muitos deles desconheciam. Nosso objetivo principal foi apresentar a UFMT, mas também queremos atrair esses jovens para estudarem aqui. Vimos um impacto positivo, desde os agradecimentos dos estudantes até o envolvimento de professores que são nossos ex-alunos, agora mestres e doutores na rede pública”, afirma Melo.
Atividades
Nos dois dias de atividades os estudantes das escolas regionais, conheceram o espaço do Campus da UFMT Araguaia, com visita aos laboratórios, experimentos acadêmicos nos cursos de graduação dos institutos ICHS, (Instituto de Ciências Humanas e Sociais), acompanhados por professores e alunos graduandos.
Os laboratórios foram preparados para que os estudantes do ensino médio pudessem vivenciar dinâmicas práticas, como apresentar um telejornal ou gravar áudios para rádio.
“Os estudantes sempre ficam impressionados e entusiasmados quando entram em um estúdio e podem interagir com os equipamentos ou participar das atividades. Muitos já produzem conteúdo audiovisual para as redes sociais e, ao conhecerem um curso que trabalha com isso, mostram muita curiosidade e participação”, destacou o coordenador.
A Mostra foi também uma oportunidade para que os jovens descobrissem novas vocações, destaca o coordenador. “Ao final das visitas, sempre ouvimos de alguns alunos que pretendem se inscrever no próximo SISU (Sistema de Seleção Unificada) para o curso de Jornalismo”, afirma.