Reitora da UFMT em visita ao Campus Araguaia realiza reuniões com a comunidade acadêmica e autoridades municipais

Reitoria

Wanessa Barbosa


A reitora Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza e Silva, está entre amanhã (27) e sexta (29), em visita ao Campus Araguaia, nas duas unidades, de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.  Ela é acompanhada pela pró-reitora de Graduação Luciane de Almeida Gomes e pela pró-reitora de Administração, Marilda Alves da Silva Santos.


Souza tem como objetivo o fortalecimento institucional e diálogo com autoridades dos municípios, docentes, estudantes e servidores técnicos administrativos, conforme a assessoria da instituição. A agenda da reitora começa nesta quarta-feira, às 15h, com reuniões com o Prefeito Adilson Gonçalves de Macedo (UB) e o Presidente da Câmara, Gabriel Pereira Lopes (PSDB), o Zé Gota, da cidade de Barra do Garças. Às 17h30, ela se reunirá com a Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Araguaia. O dia será encerrado com uma visita à Unidade da UFMT em Pontal do Araguaia, durante uma noite.


Reitora da UFMT, Marluce Souza, estará nos próximos dias no Campus Araguaia,
no primeiroencontro após a posse com a comunidade acadêmica da região

- Imagem Jhenniffer Muniz.


Na quinta-feira a reitora tem compromissos com a Prefeitura do Campus, a Pró-reitora CUA, a Gerência de Administração e as Diretorias dos Institutos, além de encontros com autoridades locais e a Gerência de Graduação e Extensão.


Souza na sexta-feira (29), ministra Aula Magna às 8h, com o tema “Orçamento Público da UFMT”. O evento marca as comemorações dos 54 anos da universidade mato-grossense. Durante o dia, a reitora se reunirá com estudantes, servidores e docentes e finalizará sua visita com um tour pelo Centro de Eventos da instituição.


A diretora de Comunicação da UFMT, a professora Jociene Pedrini, destaca a proposta de Souza de realizar administração democrática em diálogo as comunidades dos Campi. “A Reitora Marluce tem uma gestão muito aberta à comunidade. Esse é um momento para ela visualizar e discutir, presencialmente, possibilidades de projetos futuros, tanto acadêmicos quanto de extensão”, destacou.


A visita também deverá ser oportunidade para a reitora se conectar diretamente com a realidade do campus e das cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. Como relata Pedrini esse é o primeiro encontro com autoridades locais. “É um momento inicial para colocar a UFMT à disposição e identificar como a universidade pode contribuir com a região, seja por meio de pesquisa, extensão ou parcerias.” 


Embora uma agenda inclua atividade acadêmica da reitora, como a aula magna, Pedrini enfatiza que o objetivo principal da visita é fortalecer os laços entre a universidade e a região, promovendo um ambiente educacional ainda mais inclusivo e inovador.