Marluce toma posse e apresenta nova reitoria em solenidade com presença de ministro, autoridades do estado e acadêmicos

Política

Maria Eduarda Bonfim 

 

O Teatro Universitário da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá foi palco nesta quinta-feira (17) da posse da reitora Marluce Souza e Silva, seu vice Silvano Galvão e membros da nova reitoria. A solenidade teve a presença de diversas autoridades, incluindo o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que representou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 


A abertura do evento foi marcada por apresentação cultural indígena, seguida pelos hinos nacional e do estado, interpretados pelo coro e orquestra da UFMT. Na despedida do cargo, Evandro Silva expressou gratidão à comunidade acadêmica e relembrou os desafios enfrentados durante a pandemia, além de destacar os apoios que recebeu na recuperação do Hospital Universitário Júlio Müller.



Solenidade de posse da nova reitoria da UFMT, no Teatro da instituição em Cuiabá - Imagem 

Maria Eduarda Bonfim/Focaia.



Novos projetos

 

A nova reitora, Marluce Silva, fez menção aos reitores que passaram pelo cargo, destacando os pioneiros, Benedito Pedro Dorileo e destacou nome de mulheres consideradas importantes, as quais participaram do desenvolvimento da educação, que ganharam importância nas atividades profissionais cuiabanas e da região. Entre elas, Silva fez referência à ex- reitora Luzia Guimarães. 


Quanto aos reitores mencionados na fala da nova reitora, Neves esteve à frente da instituição entre os anos de 1971 e 1982; e Benedito Pedro Dorileo, na sequência assumiu a reitoria entre 1982 e 1984; e, Luzia Guimarães foi reitora no período que vai de 1992 e 1996.

 

Com atenção a comunidade presente na capital, Marluce Silva enfatizou a necessidade de reformas na infraestrutura do Campus da capital, que completa 50 anos, e anunciou a inauguração com obras concluídas do Campus de Várzea Grande.

 

A reitora aproveitou para agradecer o apoio da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes, que a elegeram para o cargo em disputa com Evandro da Silva, em dois turnos, que ocorreu ainda no primeiro semestre deste ano.

 

A cerimônia foi encerrada com a posse dos pró-reitores e secretários, além de três apresentações da orquestra e coral da UFMT, sob a regência do Maestro Fabrício Carvalho.