Brasil recebe primeiro jogo da Liga profissional de futebol americano com participações de cantoras pop brasileiras

Esporte


Maria Eduarda Bonfim

Gustavo Oliveira

  


O Brasil receberá o primeiro jogo da National Football League (NFL), a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (6), a principal competição de futebol americano. A disputa será entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers na primeira semana da competição, na Neo Química Arena em São Paulo.

 

O jornalista Matheus Ornellas que trabalha na cobertura do futebol americano no Brasil pelos canais DAZN narrando os jogos, disse em videoconferência à Agência Focaia que a realização dos jogos no Brasil ocorre porque, “nos últimos anos, a competição vem buscando a expansão para o mundo inteiro, abrindo mão de uma partida em casa. Além do Brasil receber este jogo, a competição tem negócios para levar três partidas para Londres, na Inglaterra e uma para Munique, na Alemanha.”


Equipes americanas Philadelphia Eagles e Green Bay Packers se enfrentam na Neo Química 

Arena em São Paulo - imagem produção Maria Eduarda Bonfim e Gustavo Oliveira.



Como destaca o jornalista, “o Brasil é o segundo país a receber a competição, o primeiro é o México que recebeu quatro partidas entre os anos de 2016 e 2022. Segundo ele, o Brasil é terceiro país que mais consome futebol americano, ficando atrás somente dos Estados Unidos e México.

 

A vinda do futebol americano para o Brasil, como avalia Ornellas, pode despertar o interesse do esporte americano no país, pelo fato de aumentar “a visibilidade do esporte que cada dia cresce mais dentro do Brasil, até mesmo porque ocorreram interações com o público que for para São Paulo acompanhar de perto a partida no fim de semana do evento.”

 

O jornalista conta que a pré-temporada do esporte americano é muito diferente do futebol brasileiro, porque “não consegue ver qual time vem melhor preparado. A pré-temporada do futebol americano não é possível ver dos jogadores titulares, e, sim, quem demonstra que quer estar no time principal que vai aos jogos.” No entanto, Matheus relata que os dois times estão bem montados, tem tudo para competir pelo troféu da competição e a expectativa é de uma partida bem disputada.

 

Quanto aos atletas, Ornellas relata que “a NFL tem muitos jogadores que se destacam por ser um esporte de contato físico direto e de estratégias. Os dois times têm grandes defensores, mas o público espera com certeza para ver os quarterbacks Jordan Love do Green Bay Packers e Jalen Hurts dos Philadelphia Eagles”.


Tanner McKee, que carregar no capacete a bandeira brasileira, o quarterback reserva do Eagles, deve também atrair bastante torcedores. O atleta morou dois anos no Estado do Paraná para uma missão missionária e fala português. 


Na tarde de sexta-feira (30) foi anunciado que o Eagles usará uniforme adaptado para cores predominante alvinegro e com detalhes verdes. Assim, respeitando a rivalidade paulista entre Corinthians x Palmeiras. 

 

Polêmica 


Durante a divulgação das apresentações no dia do jogo a escolha das cantoras Anitta e Luísa Sonza resultou em polêmica.

 

Sonza deverá ser responsável por cantar “versão especial” do hino nacional na abertura do evento. A cantora vem ganhando fama internacional com destaque no público americano. Anitta fará apresentação durante o intervalo do jogo.

 

Para Ornellas, “o Brasil é um país tão diverso, mas é inegável que a Anitta seja a cantora nacional atualmente com maior destaque.”  Segundo ele, a escolha de Luísa Sonza para a interpretação do hino nacional surpreendeu, “esperava um artista com mais bagagem, talvez um artista mais velho”. O jornalista afirma, no entanto, que é possível que “nenhuma escolha agradaria cem por cento todo mundo”.