Seleção brasileira de vôlei masculino classifica para as quartas; seleção feminina mantém invencibilidade e tem classificação antecipada.

Olimpíadas 

Jhenniffer Muniz

 

 

A seleção brasileira de vôlei masculino estreia na fase de grupos dos Jogos Olímpicos com derrota para a atual campeã mundial, Itália, por 3 sets a 1 (23/25, 25/27, 25/18, 21/25).

 

O time começou a partida com vantagem nos dois primeiros sets, mas após erros cruciais, principalmente de saque e bloqueio, perdeu o jogo para o time oponente.

 

Apesar da derrota, o maior pontuador da partida foi o oposto Darlan, jovem que está participando de sua primeira Olimpíadas, com 25 pontos (23 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque).

 

Em sua segunda partida, contra a Polônia, a Seleção começa ganhando o primeiro set, mas encontra dificuldades e perde de virada no set de desempate. No final, 3 a 2 para Polônia (25/22, 19/25, 25/19, 23/25, 12/15). Os ponteiros Adriano e Lucarelli foram os maiores pontuadores com 18 acertos cada.

 

No terceiro e último jogo da fase de grupos, os comandados por Bernardinho, que buscam sua quarta medalha de ouro conquistada pela última vez na RIO-16, conseguiram dar a volta por cima e garantir a participação nas quartas de final.

 

Sem encontrar empecilhos, ganhou o jogo contra o Egito por 3 sets a 0 (25/11, 25/13, 25/16). Darlan, mais uma vez, foi o maior pontuador da partida com 16 pontos (12 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque).

 

Jogador Leal da Seleção Brasileira atacando contra a Polônia em jogo.

- Imagem Alexandre Loureiro/COB.


Vôlei Feminino


Enquanto isso, a Seleção feminina brasileira de vôlei traz esperança para o torcedor brasileiro, e começa os Jogos Olímpicos de Paris 2024 com vitória tranquila em cima do Quênia, por 3 sets a 0 (25/14, 25/13, 25/12).

 

Jogo que ocorreu na segunda-feira (29), o bloqueio brasileiro marcou 16 pontos e mostrou estar afiado. A partida teve como maiores pontuadoras a central Carolana (8 de ataque e 5 de bloqueio) e a oposta Rosamaria (10 de ataque, 2 de bloqueio e 1 de saque).

 

Na partida seguinte contra o Japão, as meninas do vôlei brasileiro venceram o jogo por 3 sets a 0 (25/20, 25/17, 25/18) e garantiram a classificação antecipada para as quartas de final. A maior pontuadora do jogo foi a Gabi com 17 pontos (16 de ataque e 1 de bloqueio). 


Em mais uma vitória brilhante, a Seleção feminina não encontrou dificuldades ao enfrentar suas adversárias e seguem firmes em busca do tão desejado ouro. Foram dois jogos com duas vitórias e nenhum set perdido.

 

No próximo domingo (03), o time do técnico José Roberto Guimarães enfrenta a Polônia para definir o líder do grupo A.


Seleção Brasileira feminina de vôlei em jogo Imagem Luiza Moraes/COB.


 Vôlei de praia masculino


No vôlei de praia masculino, a dupla George e André começam bem e vencem o primeiro jogo contra a dupla Abicha e Elgraoui do Marrocos, por 2 sets a 0.

 

No segundo jogo, no entanto, a dupla perdem por 2 a 0 para a Diaz e Alayo da Cuba. No terceiro e último jogo da fase de grupos, são superados pela dupla Partain e Benesh dos Estados Unidos por 2 sets 1. 

 

Mesmo após perder duas partidas, avançam direto para as oitavas de final e iram enfrentar os alemães Ehlers e Wickler.

 

A dupla Evandro e Arthur garantiram suas vagas nas oitavas de final com maestria e tranquilidade após engatarem uma sequência de 3 vitórias por 2 sets a 0, em cima das duplas Horl/Horst da Austrália, Schachter/Dearing do Canadá e Perusic/Schweiner da República Tcheca.


Fechou a fase de grupos na liderança do grupo E e agora os brasileiros vão enfrentar a dupla Holandesas nas oitavas de final.

 

Jogador George em jogo contra o Estados Unidos Imagem Alexandre 

Loureiro/COB.

  

Vôlei de praia feminino


A dupla brasileira Ana Patrícia e Duda, líderes do ranking mundial, estreou com vitória aos pés da torre Eiffel por 2 sets a 0 contra Marwa e D. Elghoblashy do Egito.

 

Na partida seguinte, contra a Espanha, enfrentaram a dupla Liliana e Paula e mais uma vez saíram vitoriosas com o placar de 2 sets a 0. E, no último jogo da fase de grupos, mantiveram sua invencibilidade e garantiram a classificação para próxima fase, após vencer a dupla Italiana Gottardi e Menegatti por 2 sets a 0.

 

Duda e Ana fizeram ótima campanha nos Jogos Olímpicos, foram 3 jogos, 3 vitórias e nenhum set perdido. A dupla terão pela frente as japonesas Akiko e Ishi pelas oitavas de final.

 

Carol e Bárbara Seixas, outra dupla brasileira a competir pelo vôlei de praia, também começaram bem e venceram todas as partidas que jogaram até o momento.

 

A primeira contra a dupla Japonesa Akiko e Ishii por 2 sets a 0. E, na segunda partida contra a Lituânia, garantiu a classificação para a fase eliminatória após vencer a dupla Paulikiene e Raupelyte por 2 sets a 0. 


Em terceiro e último jogo da fase de grupos, após vencer a dupla Stam e Schoon da Holanda por 2 sets a 1, as brasileiras garantiram sua classificação direta para as oitavas de final. A dupla vai encarar as australianas Mariafe e Clancy na próxima fase.


Ana Patrícia e Duda em jogo contra a Espanha. - Imagem @photos.lulu/COB.