Agência Focaia apresenta novo visual para publicações nas redes sociais

Jornalismo

Equipe AJF



Em busca de atualizar e modernizar a imagem de identificação, a Agência de Jornalismo Focaia (AJF) apresenta nova logomarca. Mantendo os mesmos objetivos, de levar informações jornalística ao nosso leitor, com propósito sempre renovado. Agora com nova roupagem, visualidade, de modo a acompanhar as novas tecnologias da comunicação e o processo digitalização da imprensa, um fenômeno mundial.


A Agência Focaia completa 15 anos na produção de notícias como projeto de extensão do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, com sede nas cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, ao lado da cidade de Aragarças, que compõem três cidades turísticas, culturalmente de uma única municipalidade. 


As atividades acadêmicas de extensão que têm como objetivo permitir aos estudantes da graduação desenvolverem a prática do Jornalismo com sua cultura peculiar, reflexões e especificidades da área, como resultado das diversas disciplinas desenvolvidas pelo corpo docente da graduação.


Por esta razão, como idealizado, Focaia vem da junção de duas palavras: Foca, que é como chamamos jornalistas iniciantes, e, Araguaia, o nosso território de fala e produção de notícias sobre os acontecimentos regionais. Para além disso, o projeto dá um passo a mais, ao abrir espaço na formação de conhecimento para a participação social, de diversos agentes e experimentos de novos processos tecnológicos na transmissão de informação. 


A Agência Focaia investe em contar estórias sobre política, cultura, movimentos sociais, pesquisa e extensão, que não é possível, muitas vezes, cobertura pelas mídias tradicionais, com temática que envolve substancialmente a educação superior em Mato Grosso.



Logo da Agência Focaia que identificam as publicações nas redes sociais, com diferentes 

cores, conforme assuntos tratados - imagem produção Gustavo Oliveira e Raissa Ali.

  

Novo visual

 

O visual da Agência Focaia a ser apresentado traz uma foca estilizada e nova fonte, ambas para transparecer a seriedade que acompanha o Jornalismo, e compromisso com a educação, experimentação e profissionalismo. Nossa nova identidade visual é uma dentre algumas mudanças que estamos avaliando implementar, e que o leitor deve começar a perceber. 


Contudo, esperamos surpreender com outras novidades, acompanhando o processo comunicativo e a dinâmica da sociedade, com forte ênfase no mundo digital, ainda que o tradicional continue na estrutura do jornalismo, o que também não será absolutamente esquecido, sob pena de perder a profundidade das raízes históricas e bases para o futuro.