280 atletas brasileiros participam dos Jogos Paralímpicos de Paris na luta por medalhas; cerimônia de abertura ocorreu nesta quarta

 Esporte 

Vitor Fernandes 



Os jogos das Paralimpíadas de Paris 2024 tiveram início nesta quarta-feira (28) com o tradicional desfile das delegações, que participam do evento esportivo mundial. Em sua 17ª edição, o torneio também seguiu a mesma proposta das olimpíadas, e não se limitou o evento nos estádios de futebol como nas edições anteriores.

 

Os atletas desfilaram por um percurso com início na avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. O encerramento da competição será no dia 8 de setembro.


A 17ª edição dos Jogos Paralímpicos teve início nesta quarta, na França  

imagem Paralympic Games/Reprodução.




Conforme o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a delegação brasileira conta com um total de 280 atletas, formando um grupo de 255 esportistas com deficiência, e 19 atletas-guia, 18 deles são do atletismo e um do triatlo. A delegação ainda conta com dois goleiros para o futebol de cegos, e um timoneiro do remo. 


Essa edição da competição se torna a maior em números de atletas representantes, perdendo somente para a edição do Rio 2016, que contou com um total de 278 atletas. A atual edição também, segundo levantamento feito pelo Comitê é a que mais tem representação feminina na competição paralímpica, sendo 45% do total de atletas convocados.


Nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, o time Brasil terminou a competição em sétimo lugar no quadro geral de medalhas, com um total de 72 medalhas, 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. No total, o Brasil soma 373 medalhas em 11 edições de Jogos Paralímpicos, com 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze.