Sol, areia, barracas e diversão; temporada de praia movimenta cidades às margens do Araguaia

Araguaia

Thamires Coelho

 

A temporada de praia às margens do Rio Araguaia, começou no dia 29 de junho e termina em 4 de agosto. A cidade de Barra do Garças (MT) trabalha com a previsão da chegada de cerca de 70 mil visitantes neste período, com isso a expectativa é de aumento das vendas no comércio, ocupações dos hotéis nos municípios com acesso às praias. A segurança também deve ser reforçada nas ruas das cidades, além da preocupação com o trânsito, saúde da população e dos turistas.


Conforme a assessoria da prefeitura de Barra do Garças, com a chegada dos turistas, a cidade passa a ter aumento na economia durante a temporada, os reflexos são sentidos nos hotéis com quartos ocupados, postos de combustível convivem com maior fluxo de motoristas, supermercado, bares e restaurantes aumentam as vendas. O turismo em alta beneficia também os trabalhadores autônomos, como fotógrafos, músicos, garçons, como consequência da realização de eventos.




Praia do Bosque da cidade de Barra do Garças, às margens do Rio Garças, com presença de
turistas durante temporada que vai até 4 de agosto
 - Imagem A Gazeta do Vale do
Araguaia/Reprodução.



Na temporada de praia, a cidade precisa se preparar para o grande fluxo de pessoas, diz Jessé Santos, coordenador de comunicação da prefeitura de Barra do Garças. Por isso, segundo ele, estão espalhadas pela cidade, 200 câmeras de monitoramento, do programa “Vigia Mais MT”, para segurança dos moradores e turistas. O policiamento está reforçado neste período de festas, para evitar violências, abusos sexuais, e, quando ao trânsito, maior o controle para evitar acidentes.


As Blitz, embora todos pensem que a prefeitura é a responsável pela coordenação, elas são definidas pelo Comando Geral do Estado. Assim, a prefeitura só está ali como um apoio para a Polícia Militar e demais forças de segurança, afirma Santos.


Conforme a assessoria da prefeitura de Barra do Garças, os hospitais e postos de saúde também se prepararam para alta demanda de pessoas, considerando também o surto de bronquiolite nessa época de férias, no tempo seco e frio. Por isso, muitas crianças vêm para a cidade, exigindo aumento de pediatras nas unidades de saúde, para se caso precisarem ser atendidas.


Destaque


Com o alto índice de turistas que aproveita a temporada de praia programa "É de Casa" da Rede Globo deu destaque ao ambiente das praias movimentadas, além de pontos turísticos da cidade de Barra do Garças.