Curso de Direito da UFMT Araguaia recebe pelo segundo ano consecutivo selo de reconhecimento da OAB

Universidade

Jhenniffer Muniz 



Curso Direito da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Araguaia, recebeu no mês passado pelo segundo ano consecutivo o selo “OAB Recomenda.” Premiação realizadas pela Ordem dos Advogados do Brasil que tem como objetivo o reconhecimento ao ensino de jurídico de qualidade, promovido pelas universidades. 

 

Em sua 8° edição, o evento contemplou 198 cursos de Direito com o Selo de Qualidade, prêmio dado às instituições que se destacaram nos últimos três anos no exame da ordem e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC).


Prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFMT/CUA, da unidade de Barra do Garças (MT),
local de realização de estágios pelos estudantes do Curso de Direito
– Imagem Adailson
Pereira/Focaia.


  

“O prêmio é um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico”, afirma o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, em solenidade da premiação.

 

Em nota publicada, a organização diz que um dos principais alicerces para a abertura ou continuidade de um curso é a necessidade social, enfatizando a importância do diálogo da OAB com as faculdades de Direito para o aprimoramento da educação jurídica no país. 

 

A coordenadora do curso de Direito da UFMT em exercício, Ranielle de Sousa, avalia que o reconhecimento pela OAB é um marco na reputação do curso. "Em Mato Grosso foram recomendados apenas três cursos de Direito, e o nosso curso é um deles. Mesmo sendo um curso jovem, que ainda possui muito potencial e possibilidades a serem desenvolvidas, já nos colocamos no cenário nacional enquanto um curso de excelência."

 

Souza destaca pontos positivos que levaram o curso de graduação da UFMT/CUA a receber a premiação. Como afirma, o  “trabalho contínuo contribuí no sentido de promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade. O curso de Direito hoje possui um conjunto consolidado de projetos de pesquisa e extensão, além de ter focado, nos últimos semestres, no aperfeiçoamento dos componentes de prática jurídica."


Caminho certo 


Em conversa com a estudante do curso, Amanda Sophia do 3° semestre, ela exalta a qualidade do ensino e do corpo docente. “A qualidade do corpo docente é excepcional, com professores altamente qualificados e experientes que trazem uma riqueza de conhecimento teórico e prático. Outro ponto crucial é o rigor acadêmico do curso, que nos desafia constantemente a pensar criticamente e a nos aprofundar nas matérias.", avalia.

 

O reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil, com o “Selo Recomenda à graduação da UFMT Araguaia,” ela entende que é um impulso para a sua confiança quanto ao futuro profissional na área do Direito, “que estou no caminho certo para me tornar uma profissional competente e respeitada.” 

 

 

Evento para entrega de premiação do Selo de Qualidade da OAB - Imagem do site 

da OAB/Reprodução.