UFMT Araguaia recebe estudantes do ensino médio em preparação para o ENEM; e reúne graduandos em evento de pesquisa e extensão

Evento


Evellyn Giovanna

A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA), reuniu nesta semana a comunidade acadêmica para realização da Mostra de Curso e de Extensão e Graduação.


Na quarta-feira (28) estudantes de ensino médio movimentaram o Campus com visitas realizadas pelas escolas regionais, com o objetivo de conhecer a estrutura da universidade e os 16 cursos de graduação da UFMT CUA.


Cerca de 500 estudantes compareceram à Amostra de Graduação, durante os períodos matutino e vespertino, de acordo com a Gerente de Graduação e Extensão (GGE), da UFMT CUA, Ana Paula Morbio.


Estudantes de ensino médio da região do Vale do Araguaia fazem visita à UFMT Araguaia
para conhecer os 16 cursos oferecidos no Campus - 
Imagem- Pamela Santana.



A UFMT, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Barra do Garças (MT), disponibilizou transportes para cinco escolas de ensino médio das regiões de Barra do Garças (MT), Aragarças (GO) e Bom Jardim de Goiás (GO) para a visita ao campus.


Os futuros graduandos tiveram oportunidade de conhecer as salas aulas, laboratórios e resultados de pesquisas, apresentados pelos acadêmicos da instituição mato-grossense. 


“O Planetário me chamou muita atenção; e também gostei dos cursos de letras e jornalismo, até me colocaram pra fazer entrevista” relata a estudante Maria Eduarda Oliveira Lopes, do Colégio Estadual Leonídio Castro e Silva, da cidade de Bom Jardim de Goiás.


A Mostra de Extensão, por sua vez, realizada pela manhã de quinta-feira (29), na área de vivência da universidade, expôs resultados das atividades de extensão e pesquisas desenvolvidas ao longo do ano pelos professores e estudantes da universidade.


Como destaca a gerente de graduação, a Mostra reuniu 120 projetos de extensão, e quanto aos trabalhos de pesquisa foram expostas 85 produções.

 

As exposições acadêmicas realizadas pelos estudantes passaram por processo de avaliação de examinadores internos e externos da universidade, de modo a valorizar os melhores projetos e incentivar o desenvolvimento da extensão e pesquisa, como destaca a gerência de graduação.


Como destaca a avaliadora, Liliane Santos da Silva, a Mostra de Extensão é “para além da universidade e dos estudantes, eu vejo uma importância muito grande para a comunidade regional”.


Ela acrescenta ainda que teve a oportunidade de se deparar com “trabalhos que realizam atividades superinteressantes em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, e Aragarças.”



Estudantes de Ensino Médio participam da Mostra de cursos de graduação na UFMT Araguaia - Imagem: Ana Carolina Araújo.