UFMT Campus Araguaia participa de desfile cívico em comemoração aos 75 anos de Barra do Garças

Evento

 

Evellyn Giovanna 


A Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia participa nesta sexta-feira (15) do desfile cívico da cidade de Barra do Garças, em comemoração aos seus 75 anos de emancipação. O desfile será realizado, às 8h, na Avenida Ministro João Alberto, uma das principais vias da cidade.


A UFMT tem o objetivo de mostrar o ensino, a pesquisa, a extensão e alguns setores, por meio de faixas e presença dos participantes, "estaremos presente, representados pelos estudantes, servidores docentes, técnicos e terceirizados,” destaca Léa de Oliveira, uma das organizadoras do evento.   


A organização do desfile é da Gerência de Graduação e Extensão(GGE) e Pró-Reitoria do Campus Araguaia. Será disponibilizado um micro-ônibus para o transporte dos estudantes, que sairá do Campus às 7h para o local de concentração de acordo com a comissão organizadora.


Para o acadêmico, o desfile também dará certificação de 20 horas de caráter extensionista aos participarem do evento.  


Barra do Garças comemora 75 anos com desfile cívico - imagem Genito dos Santos.

          .


Emancipação


A cidade de Barra do Garças, com uma população estimada em torno de 69 mil pessoas, de acordo com o último censo do IBGE de 2022, comemora nesta sexta- feira (15) seus 75 anos de emancipação político-administrativa com um desfile cívico. Antes o município respondia ao domínio da administração pública de Araguaiana, na condição de distrito. Com o passar dos tempos, os papéis se inverteram e Araguaiana é atualmente distrito de Barra. 

 

 A cidade teve sua emancipação em 15 de setembro de 1948, cuja população é formada de pessoas que chegaram ao município durante a rota do ouro e diamante, incentivados pela exploração das terras rumo ao oeste brasileiro, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. Assim, a diversidade cultural está na base da cidade desde sua origem, formada por pessoas vindas de vários lugares do  país.