Deu praia, período de temporada; turistas movimentam a economia dos municípios em torno do Araguaia

Turismo


Evellyn Giovanna


Vai dar praia hoje? Uma pergunta comum para muitos brasileiros que buscam descanso em período de férias, geralmente em tempo quente, entre dezembro e janeiro. Mas na região do Vale do Araguaia a natureza define quando vai dar areia, o que ocorre no inverno dos meses de junho e julho, quando as cidades da região ficam movimentadas por turistas. 



Rio Araguaia é atrativo para turistas de todo país que enchem cidades do Vale do Araguaia em 

busca de conhecer as belezas da região -  Imagem em preprodução



Os municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças às margens dos rios Garças e Araguaia se preparam para neste período atender milhares de turistas a procura de praia e belezas atraentes na diversidade natural da região. Cerca de 60 dias de efervescência com pessoas que movimentam o comércio regional, gerando emprego e renda

A secretária de turismo de Barra do Garças Jéssika Hirata destaca que há toda uma movimentação dentro da economia, principalmente nas atividades ligadas diretamente ao turismo. Como restaurantes, hotéis e prestadores de serviço como os guias turísticos.

“Além disso, as atividades indiretas como supermercados, farmácias, lojas e postos de gasolina também movimentam a economia da cidade,” acrescenta.

 

Formado por 34 cidades, o Vale do Araguaia abriga muitos pontos turísticos que atraem pessoas vindas de diferentes regiões do país, que podem, além de apreciar a praia de água doce, visitar a Serra do Roncador, o Parque das Águas Quentes, além de diversas Cachoeiras – em Barra do Garças (MT) chegam a dezenas. 


O guia turístico, Ralf Reis de Souza, que trabalha com o ecoturismo na cidade, destaca a importância da temporada de praia que, segundo ele, resulta em “uma atividade que traz dinheiro de pessoas de fora, e há um grande número de serviços que movimentam a economia”.

 

Como geralmente as praias permanecem lotadas até o final do mês de julho, coincidindo com o período de férias escolas do meio de ano, é tempo de aproveitar os últimos momentos da temporada, que alternam entre noites frias e dias quentes nas cidades turísticas, como Barra do Garças (MT), Pontal (MT) e Aragarças (GO).



Fotografia aérea de ponte que divide as três cidades da região: do lado de Mato Grosso, Barra 

do Garças e Pontal do Araguaia; e de Goiás, Aragarças - imagem Genito de Souza.