Acadêmico
Laís Soares
A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) publica edital de Mobilidade Acadêmica Internacional para estudantes de graduação na modalidade presencial, em cooperação firmada pela UFMT e por meio do Programa de Intercâmbio Internacional para Estudante (PIIE), em parceria com o Programa Acadêmico de Mobilidade Educativa (PAME).
A parceria tem a finalidade de elevar a qualidade das instituições de ensino envolvidas, explorando a troca de experiências e intercâmbio científico-cultural para preparar os estudantes para os desafios contemporâneos, como aponta o edital.
O Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes (PIIE) é interno da UFMT, e tem como objetivo incentivar a cooperação e mobilidade internacional, por meio de acordos firmados entre a universidade e Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras.
O Programa de Mobilidade Acadêmica Educativa (PAME) tem como proposta a mobilidade internacional estudantil promovido pela rede UDUAL (Unión de Universidades de América Latina y el Caribe), da qual a UFMT é membro, conforme informações do edital.
UFMT publica edital de Mobilidade Acadêmica Internacional - imagem reprodução. |
Segundo Caroline Pereira de Oliveira, Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização (CLAI) da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), a mobilidade acadêmica internacional pode proporcionar aos alunos acesso a um novo ambiente, um novo idioma, novas culturas e novas perspectivas de mundo.
Ela acrescenta que, quando já graduado, após passar pelo processo de mobilização internacional e atuando profissionalmente, o aluno pode atuar como um multiplicador de novos conhecimentos em seu ambiente profissional.
As Inscrições para mobilização acadêmica estão abertas, com encerramento no dia 26 deste mês, realizadas exclusivamente por meio do processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), intitulado "SECRI, Mobilidade Internacional".
Para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, estão sendo ofertadas 300 vagas, distribuídas entre 40 universidades, em 13 países diferentes (Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Equador, França, México, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai).