20º Edição da MAUAL reúne mais de 40 filmes; o evento começa na próxima segunda-feira de forma híbrida

Cinema 

 

Sara Ribeiro 

A 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) realizada pelo Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inicia na próxima segunda-feira (6) e irá até o dia 10, no Campus Universitário de Cuiabá. A edição desse ano será de forma híbrida, contendo atividades presenciais (oficinas) e exibição de curtas na forma remota pelo canal do YouTube do Cineclube.

O Cineclube Coxiponés é vinculado à Coordenação de Cultura e Vivência da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal do mato Grosso (UFMT), em parceria com os Cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, ComunicArte UFMT, Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MET) e Associação Mato-Grossense de Radialismo e Audiovisual (MTCINE). 

 

A MAUAL promove desde 2002 a divulgação e o desenvolvimento do audiovisual 

universitário e independente em Mato Grosso, do país e da América 

Latina. Imagem: reprodução.

 

A 20ª edição da MAUAL, como avalia seus organizadores, não só busca incentivar o desenvolvimento do audiovisual latino-americano, como também propiciar uma visão da arte como resistência e engajamento na construção de novas visões de mundo possíveis. 

Foram selecionados para a Mostra, 44 curtas com duração de até 30 minutos, dirigidos por realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes.  São produções pertencentes às categorias documentário, ficção e experimental, envolvendo as modalidades universitária e independente, seguindo as normas da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O evento também terá oficinas, sendo duas temáticas realizada remotamente pelo canal do YouTube e uma terceira, de modo presencial, no teatro da UFMT Cuiabá na próxima sexta-feira (10). Para participar da oficina presencial é necessário levar 1kg de alimento não perecível.

Para participar das oficinas e assistir aos curtas é necessário fazer inscrição pelo site da MAUAL.

O acesso ao evento ocorre pela rede social Instagram, que dispõe de informações sobre a sua realização.

 

Cronograma das Oficinas

 

  • Oficina 1 (virtual)

O trabalho do ator/atriz no cinema e audiovisual, com Juliana Capilé 

- Datas: 06, 07 e 08

- Horário: 14h - 17h

 

  • Oficina 2 (virtual)

Processos de edição de som e narratividade no audiovisual, com Débora Opolski e Luís Bourscheidt

- Datas: 08 e 09

- Horário: 14h - 16h

 

  • Oficina Presencial 

Videoarte mato-grossense e algumas outras abordagens, com Luiz Marchetti

- Data: 10

- Horário: 14h - 17h

- Local: Teatro UFMT Cuiabá