‘Relações sociais, educação e tecnologias’ é tema da 1ª edição do ICHS Ciência, do Instituto de Ciência Humanas e Sociais da UFMT Araguaia

Evento

Luara Romão 


Estudantes do ensino médio e fundamental do Vale do Araguaia participam de um concurso de redação, do evento ICHS Ciências, promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT/CUA - Imagem: Arquivo Focaia.


O Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade da Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, realizou entre 08 e 10 de novembro, a primeira edição do evento ICHS Ciência. As atividades do evento trataram do tema “relações sociais, educação e tecnologias,” com participação de professores e pesquisadores do instituto e convidados de outras universidades e instituições de pesquisa. 

Conforme a professora do curso de Direito Aline Trindade do Nascimento, uma das organizadoras do evento, na sua primeira edição o ICHS Ciência buscou incentivar as abordagens críticas e a promoção de diálogos que compõem o campo das ciências humanas e sociais, com destaque a educação e as tecnologias em suas variadas dimensões.

“O evento teve como objetivo refletir sobre a ciência enquanto produto vivo de relações sociais que envolvem disputas de poder, a garantia dos direitos humanos, as insurgências contra desigualdades e injustiças sociais”. 

Na modalidade remota, devido ao distanciamento social, no evento, durante três dias, foram realizadas palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e ainda um " Concurso de Redação em Ciências Humanas e Sociais " para os alunos do 6° ao 09° ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas e privadas da região do Vale do Araguaia.

Os estudantes discorreram sobre o tema “Promoção da igualdade social em tempos de pandemia.” A divulgação dos ganhadores foi feita na cerimônia de encerramento, quando também a jornalista e pesquisadora da Fiocruz, Tatiane Leal, apresentou na última noite do evento, palestra sobre “Ciência, Gênero e Mídia: Estereótipos e Resistências”.

 

Concurso de Redação

Onze escolas da região participaram do concurso, com redações avaliadas por acadêmicos do curso de Letras.

Na categoria ensino fundamental a estudante Ingrid Melo Tertuliano, da Escola Interativa Coopema, obteve o 1° lugar; Pedro Henrique, Lopes Escola CMEB Dona Delice Farias dos Santos, ficou em 2°; e, Milene Gonçalves de Santana, da Escola Estadual Deputado Norberto Schwantes ficou com o 3° lugar.

Já na Categoria ensino médio em 1° lugar ficou Matheus Félix Rodrigues, do Instituto Federal de Mato Grosso;  em  2° Maria Fernanda Silva Nascimento de Morais, da Escola Interativa COOPEMA; e em 3°lugar Esther Victoria Santos Alves, do Instituto federal de Mato Grosso.