O Enem terá primeira prova aplicada hoje para 3.109.762 estudantes; versão impressa concentra maioria das inscrições

Educação

 

Sara Ribeiro

Izaina Silva

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá início neste domingo (21), em duas etapas, com segunda prova a ser realizada no próximo (28). A abertura dos portões será às12h e o fechamento às 13h, considerando o horário de Brasília, com exceção para estados e municípios que não seguem o horário oficial brasileiro.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a edição do ENEM desse ano conta com 3.109.762inscritos, sendo apenas 68.891 na modalidade digital.

As provas serão aplicadas nas versões impressas e digitais nos mesmos dias, e com questões iguais para as duas modalidades, diferentemente do que ocorreu na edição passada.

Este é o segundo ano de aplicação da modalidade digital do exame. O Enem digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. 

 

Neste domingo (21) o primeiro dia de prova do ENEM que é composto por 180 questões nas duas etapas, divididas em quatro áreas de conhecimento e uma redação - imagem: reprodução.

 

Para esta edição, diferentemente do que ocorreu em 2020, o MEC concedeu isenção para realizar a prova para estudantes que perderam familiares por conta de COVID-19.

Os participantes isentos, que não compareceram ao Enem 2020 e tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição de 2021, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). 

 

Prevenção à COVID-19

Será obrigatório que os candidatos usem máscara, sem a qual não entrará nos locais de provas. O objetivo é reduzir o risco de contaminação por Covid-19.

De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.