O XVIII Encontro de Debates do Centro-Oeste sobre Ensino de Química será sediado pela UFMT Campus Araguaia

Evento acadêmico

 

Redação 

Sara Ribeiro

 

O Ensino de Química no contexto de mudanças políticas, econômicas, sociais e ambientais é tema para este ano do Encontro de Debates do Centro-Oeste sobre Ensino de Química (ECODEQ), que será realizado na UFMT, Campus Araguaia, entre os dias 08, 09 e 10 de setembro. Pela primeira vez na modalidade virtual em virtude da pandemia.

A ECODEQ que completa 41 anos e está na sua 18ª edição faz parte da cultura de divulgação científica de quem produz pesquisas na área de Ensino de Química no Centro-Oeste e no Brasil. 

A coordenadora geral do evento e da comissão organizadora, professora Graziele Borges diz que serão oportunidade para os acadêmicos do Campus Universitário do Araguaia a realização do evento.

 

O XVIII ECODEQ, evento regional, tem a participação de professores e pesquisadores nos debates e diálogos sobre o estudo de Química. Imagem: FOCAIA.


 

O encontro se torna um ambiente de encontros, de criatividade, de diálogo entre professores e pesquisadores da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de Licenciatura em Química e estudantes do ensino médio, diz a coordenadora.

 

“A Química é uma ciência que possibilita a produção de conhecimentos e tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar as condições de vida dos seres humanos e do planeta.”

 

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e da Rede de Educação Química (REDEQ). Além da comissão organizadora composta por professores dos campi da UFMT, há também uma comissão organizadora de apoio composta por estudantes da UFMT/CUA.

No ECODEQ haverá 6 palestras, 5 minicursos, 2 mesas redondas, apresentação de 146 trabalhos aprovados, divididos em 36 salas, 2 atividades de relatos de experiência, 2 salas de mostra de materiais, lançamento de livros, reunião da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). 

Os encontros ocorrerão pela plataforma do evento durante os três dias, das 14h às 22h e os participantes terão direito a certificados. As inscrições podem ser feitas pelo site até a próxima quarta-feira (08).